Acessibilidade / Reportar erro

Utilização da cromoendoscopia com azul de toluidina mais solução de Lugol para diagnóstico precoce de lesões pré-malignas esofágicas e neoplasias superficiais em pacientes de alto risco

RESUMO

CONTEXTO:

O câncer de esôfago é o oitavo câncer mais comum. O prognóstico é sombrio em pacientes com estágios avançados. Pacientes com doença precoce têm um melhor prognóstico do que aqueles com estágio avançado. Existem várias técnicas para a triagem de lesões pré-malignas e superficiais, incluindo cromoendoscopia.

OBJETIVO:

Este artigo objetivou determinar a efetividade da cromoendoscopia com azul de toluidina combinada com a solução de Lugol para o diagnóstico de lesões neoplásicas pré-malignas e superficiais esofágicas em pacientes de alto risco.

MÉTODOS

- A endoscopia de luz branca de rotina foi realizada de forma rotineira. O azul do toluidina foi pulverizado desde a junção gastroesofágica até 20 cm da arcada dentária. As áreas impregnadas pela tintura da tomada foram então caracterizadas. Mais adiante a solução de Lugol foi pulverizada. Áreas com coloração menos intensa foram caracterizadas. Foram realizadas biópsias das áreas de captura de azul de toluidina e áreas com coloração menos intensa da solução de Lugol. Nos casos onde as lesões não foram evidenciadas após a aplicação das tinturas, foram feitas biópsias em quatro quadrantes da mucosa esofágica. As amostras foram avaliadas por um patologista especializado.

RESULTADOS:

O esôfago de Barrett foi a lesão pré-maligna mais frequente e a lesão neoplásica precoce foi adenocarcinoma com sensibilidade de 100%, especificidade de 85,7%, valor preditivo positivo de 30%, valor preditivo negativo 100%, razão de verossimilhança positiva 7 e razão de verossimilhança negativa 0.

CONCLUSÃO:

A cromoendoscopia com azul de toluidina combinada com a solução de Lugol é uma ferramenta útil na triagem de lesões pré-malignas esofágicas e neoplasias superficiais.

DESCRITORES:
Neoplasias esofágicas; Cloreto de tolônio; Coloração e rotulagem; Detecção precoce de câncer

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br