Acessibilidade / Reportar erro

A resistência de Helicobacter pylori aos antimicrobianos.

RESUMO

Contexto

Helicobacter pylori tem uma distribuição a nível mundial, e está associado a patogênese de várias doenças do sistema digestivo. O tratamento para a erradicação deste microrganismo envolve a utilização de uma combinação de agentes antimicrobianos, tais como amoxicilina, metronidazol, claritromicina e levofloxacino, combinados com inibidores da bomba de prótons. Embora a terapia atual seja eficaz, uma elevada taxa de fracasso de tratamento tem sido observada, principalmente devido à aquisição de mutações pontuais, um dos principais mecanismos de resistência desenvolvida por H. pylori, relacionado com o uso frequente e/ou inadequado dos antibióticos.

Conclusão

Esta revisão abordou uma visão geral da resistência às principais drogas utilizadas no tratamento de H. pylori, confirmando a hipótese de que a resistência bacteriana é um fenômeno altamente local e as características genéticas de uma dada população podem influenciar qual terapia é a mais apropriada.

DESCRITORES
Helicobacter pylori; Resistência microbiana a medicamentos; Mutação pontual

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br