Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do aconselhamento farmacêutico na adesão à medicação do paciente e na erradicação do Helicobacter Pylori em pacientes ambulatoriais jordanianos

RESUMO

Contexto:

Analisar o impacto do aconselhamento e acompanhamento farmacêutico na adesão medicamentosa do paciente e na erradicação do Helicobacter Pylori (H. pylori) e avaliar a eficiência de um regime de erradicação composto por Claritromicina 500 mg, Amoxicilina 1 g e Lansoprazol 30 mg, duas vezes ao dia por 14 dias.

Métodos

Duzentos pacientes submetidos à endoscopia e testes rápidos de urease positivos foram incluídos no presente estudo. Os pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: um grupo intervenção (n=100) e um grupo controle (n=100). Os pacientes de intervenção obtiveram seus medicamentos do farmacêutico do hospital e receberam aconselhamento e acompanhamento suficientes. Por outro lado, os pacientes do grupo controle receberam seus medicamentos de outro farmacêutico hospitalar e passaram pelo procedimento hospitalar de rotina sem um bom aconselhamento e acompanhamento.

Resultados:

A intervenção do farmacêutico resultou em melhora estatisticamente significativa na adesão ambulatorial à medicação (45,0% vs 27,5%; P<0,05) e na erradicação de H. pylori (28,5% vs 42,5%; P<0,05) entre esses pacientes.

Conclusão

Este estudo reflete a importância do aconselhamento farmacêutico e da adesão do paciente à medicação, uma vez que os pacientes que receberam aconselhamento farmacêutico apresentaram perfeita adesão à medicação, o que levou à erradicação bem-sucedida da H. pylori.

Palavras-chave:
Helicobacter Pylori; aconselhamento farmacêutico; adesão à medicação

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br