Acessibilidade / Reportar erro

Modelo ex vivo de epitélio intestinal de coelho aplicado ao estudo de colonização por Escherichia coli enteroagregativa

RESUMO

CONTEXTO

A síndrome diarréica é considerada um grave problema de saúde pública em todo o mundo e é considerada uma das principais causas de morbidade e mortalidade nos países em desenvolvimento. A elevada incidência de Escherichia coli enteroagregativa nas síndromes diarreicas a classificou como um patógeno emergente de infecções gastrintestinais. Depois de décadas de estudo, sua patogênese ainda é incerta e tem sido investigada usando principalmente modelos in vitro de adesão em linhagens celulares.

OBJETIVO

O presente estudo investigou a interação de cepas de Escherichia coli enteroagregativa isoladas de diarreia infantil com mucosa ileal e colônica de coelho ex vivo, utilizando o modelo de cultura de órgão in vitro.

MÉTODOS

Os ensaios de adesão in vitro utilizando tecido cultivado foram realizados com as cepas co-incubadas com fragmentos intestinais de íleo e de cólon durante um período de 6 horas. Cada cepa foi testada em três fragmentos intestinais para cada região. Os fragmentos foram analisados por microscopia eletrônica de varredura.

RESULTADOS

Através da microscopia eletrônica de varredura observamos que todas as cepas aderiram a mucosa ileal e colônica de coelho, com o padrão de aderência agregativo típico de “tijolos empilhados” no epitélio. Entretanto, o maior grau de adesão foi observado na mucosa do cólon. Estruturas filiformes foram encontradas em maior número no íleo em comparação com o cólon.

CONCLUSÃO

Esses dados mostraram que Escherichia coli enteroagregativa pode ter um maior tropismo para o cólon humano, o que foi ratificado pelo maior grau de aderência na mucosa do cólon de coelho. Finalmente, os dados indicaram que a cultura de órgão in vitro da mucosa intestinal de coelho pode ser utilizado para elucidar a patogênese de Escherichia coli enteroagregativa.

DESCRITORES
Escherichia coli; Mucosa intestinal; ultraestrutura; Técnicas de cultura de órgãos; Coelhos; Microscopia eletrônica de varredura

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br