Acessibilidade / Reportar erro

Atividade imunomoduladora sinérgica de probióticos Bifidobacterium animalis e Lactobacillus casei em células Caco-2 infectadas com Escherichia coli enteroagregativa (EAEC)

RESUMO

CONTEXTO:

Escherichia coli enteroagregativa (EAEC) é um patotipo de E. coli que apresenta o padrão de aderência agregativa em células cultivadas in vitro, sendo comumente relacionada a casos de diarreia persistente em crianças. Fatores de virulência presentes em EAEC são importantes para a colonização do hospedeiro e patogenicidade. As células epiteliais intestinais (IECs) reconhecem padrões moleculares associados a patógenos (PAMPs) e iniciam uma resposta imune. Vários estudos usando modelos in vivo e in vitro enfatizam a atividade probiótica e a capacidade imunomoduladora de espécies de Lactobacillus e Bifidobacterium.

OBJETIVO:

Este estudo avaliou a modulação da produção de citocinas pelos probióticos Bifidobacterium animalis and Lactobacillus casei em células intestinais humanas Caco-2 expostas a diferentes cepas de EAEC.

MÉTODOS:

As células Caco-2 foram incubadas com as cepas de EAEC na presença ou ausência dos probióticos. A produção das citocinas IL-8, TNF-α, IL-1β e IL-10 foi avaliada nos sobrenadantes por ELISA sanduíche.

RESULTADOS:

Não houve alteração na produção de citocinas quando as células não infectadas e as células infectadas com EAEC foram expostas aos probióticos separadamente. Todas as cepas de EAEC induziram aumento significativo na produção de IL-8 pelas células Caco-2, mas os probióticos, ainda que em conjunto, não foram capazes de reduzir a produção desta citocina. Por outro lado, as cepas de probióticos aumentaram significativamente a produção de TNF-α mas diminuíram a produção basal de IL-1ß. Além disso, os probióticos induziram um aumento significativo na produção da citocina anti-inflamatória IL-10 durante a infecção por EAEC.

CONCLUSÃO:

Nossos resultados reforçam a atividade imunomodulatória sinérgica dos probióticos durante a infecção de EAEC.

Palavras-chave:
Escherichia coli; probióticos; Bifidobacterium animalis; Lactobacillus casei; citocinas; células epiteliais; imunidade

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br