Acessibilidade / Reportar erro

Valores normais de impedância-pHmetria de 24 horas em uma coorte de voluntários saudáveis na Argentina

RESUMO

Contexto

Não há dados de valores de referência sobre o monitoramento de impedância intraluminal multicanal 24 horas e monitoramento de pH (pH-MII) em populações argentinas.

Objetivo

O objetivo foi obter os valores normais das variáveis pH-MII entre voluntários assintomáticos saudáveis em um centro metropolitano de saúde da Argentina, e compará-los com dados já publicados de outras regiões do mundo.

Métodos

Estudo transversal foi realizado em um centro de referência terciário em Buenos Aires. Foram recrutados indivíduos saudáveis para se submeterem ao monitoramento esofágico pH-MII 24 horas. As variáveis pH-MII foram registradas e descritas.

Resultados

A média de eventos de refluxo foi de 20,5 (25-75%, 95%) entre os episódios interquartis: (14-46, 50) e os episódios de refluxo proximal foram de 2,5 (0-10, 11). Sessenta por cento foram episódios de refluxo ácido: 12 (5-29, 38), representando um valor relativamente baixo quando comparado com os relatados em populações europeias, americanas e chinesas.

Conclusão

Nosso estudo mostra a primeira referência de valores normais de refluxo gastroesofágico em uma população argentina. Encontramos um número total de eventos de refluxo e um número total de eventos de refluxo proximal menor do que o relatado até esta data por outros autores.

Palavras-chave:
Valores normais; esôfago; impedância-pHmetria de 24 horas

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br