Acessibilidade / Reportar erro

Cola de cianoacrilato para varizes gastroesofágicas: uma única experiência central no norte da Índia

RESUMO

Contexto:

Na história natural da cirrose, o sangramento de varizes é uma das primeiras descompensações a acontecer e, se adequadamente controlada, a sobrevivência é melhorada. Varizes gástricas têm desafios na sua gestão devido à sua localização, tamanho e propensão a sangrar. A aplicação de cola N butil 2-cianoacrilato (NBC) surgiu como terapia definitiva em varizes gástricas sangrantes. Apresentamos nossa experiência com o uso da NBC na gestão de casos gástricos e difíceis de varizes esofágicas.

Métodos:

Um total de 75 pacientes foram submetidos à aplicação de cola NBC para varizes que incluiu 69 pacientes com varizes gástricas e seis pacientes com varizes de esôfago. Todos os procedimentos foram feitos com endoscópio flexível e agulha de escleroterapia após as devidas medidas de precaução.

Resultados:

A hemostasia foi alcançada em todos os pacientes após a endoterapia. A quantidade média de cola utilizada foi de 2,75+0,95 mL. A obliteração completa com sessão única de aplicação da NBC foi alcançada em 55 pacientes. O reexame ocorreu em cinco pacientes dentro de 5 dias após o evento de índice. 20 pacientes tiveram mortalidade hospitalar, mas nenhum foi relacionado com o sangramento gastrointestinal. A mortalidade após 6 semanas foi de 26 (35%).

Conclusão:

A terapia de cola com a NBC é uma terapia que salva vidas em pacientes com varizes gástricas hemorrágicas e varizes esofágicas não condizíveis à ligadura endoscópica ou escleroterapia.

Palavras-chave:
N butil 2-cianoacrilato; varizes gástricas; varizes do esôfago; sinais de hemorragia recente

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br