Acessibilidade / Reportar erro

Doença inflamatória do intestino: impacto no score da qualidade de vida, depressão e ansiedade em pacientes atendidos em um centro de atendimento terciário no Brasil

RESUMO

CONTEXTO:

A doença inflamatória do intestino afeta frequentemente os pacientes em idade de trabalho, comprometendo a qualidade de vida em vários níveis: físico, psicológico, familiar e social. Poucos estudos avaliaram o impacto da doença inflamatória do intestino na qualidade de vida, ansiedade e depressão em pacientes brasileiros.

OBJETIVO:

Avaliar a qualidade de vida e sua correlação com os aspectos psicológicos dos pacientes com doença inflamatória intestinal através do Questionário da Doença Inflamatória do Intestino e da Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar.

MÉTODOS:

Foi realizado um estudo transversal, com uma amostra de pacientes consecutivos, nos quais foram aplicados os questionários de perguntas fechadas sobre Qualidade de Vida através dos questionários: Inflammatory Bowel Disease Questionnaire, Short Form Health Survey 36; e ansiedade e depressão: Hospital Anxiety and Depression em suas versões validadas para a língua portuguesa praticada no Brasil. Foram aplicados em pacientes ambulatoriais consecutivos em um centro de referência terciária para doença inflamatória intestinal. Os índices Harvey-Bradshaw Index e Truelove foram utilizados para avaliar a doença de Crohn e a atividade da colite ulcerativa. Cálculo da amostra: 113 pacientes para um nível de significância de 5%, força de 90% e um coeficiente de correlação de pelo menos 0,3 entre as escalas. Análise estatística: teste Student-t, correlações Pearson e Spearman.

RESULTADOS:

Cento e vinte pacientes participaram do estudo; idade média: 41,7 anos; feminino: 58,3%; doença de Crohn: 69 pacientes. Não foram encontrados escores baixos para a qualidade de vida nos quatro domínios do questionário da Inflammatory Bowel Disease; O Short-Form-36 mostrou baixa pontuação em limitações físicas (47,2±42,4) e aspectos emocionais (49,8±43,4); O índice da escala Hospital Anxiety and Depression apresentou uma média de 9,5±2,7 para ansiedade e 8,7±2,0 para depressão. A qualidade de vida foi diminuída e a Hospital Anxiety and Depression mostrou índices aumentados de ansiedade e depressão, em ambas as doenças somente quando clinicamente ativo.

CONCLUSÃO:

O questionário da Inflammatory Bowel Disease e a Escala de Hospital Anxiety and Depression mostraram que os pacientes ambulatoriais de um centro de cuidados terciários para doença inflamatória do intestino no Brasil apresentaram boa qualidade de vida. A pior qualidade de vida foi associada à intensidade da atividade da doença.

DESCRITORES:
Doenças inflamatórias intestinais; Doença de Crohn; Colite ulcerativa; Qualidade de vida; Ansiedade; Depressão

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br