Acessibilidade / Reportar erro

A contagem de linfócitos totais apresenta alguma relação com marcadores nutricionais em idosos hospitali­zados?

RESUMO

CONTEXTO

Durante a hospitalização é comum que pacientes idosos se encontrem desnutridos, sendo observada alta prevalência de pacientes idosos hospitalizados acima de 65 anos de idade.

OBJETIVO

Investigar se a contagem de linfócitos totais apresenta alguma associação com outros marcadores nutricionais em pacientes idosos hospitalizados.

MÉTODOS

Pacientes idosos hospitalizados (N=131) foram recrutados em um estudo transversal. Investigou-se o estado nutricional por meio do Nutritional Risk Screening (NRS), antropometria e a contagem de linfócitos totais. A análise estatística foi realizada com os testes Qui-quadrado, Fischer e Mann-Whitney. Aplicou-se o coeficiente de correlação linear de Spearman para se investigar a presença de correlação entre a CLT e os marcadores nutricionais e para avaliação dos parâmetros associados à contagem de linfócitos foi utilizada a análise de regressão linear múltipla, com nível de significância de 5%.

RESULTADOS

O NRS mostrou 41,2% de pacientes com risco nutricional e 36% dos pacientes encontravam-se com depleção leve ou moderada na contagem de linfócitos totais. Houve correlação significativa, de fraca intensidade, entre a contagem de linfócitos totais e a circunferência de braço (r=0,20507); a prega cutânea triciptal (r=0,29036) e o tempo de internação (r= -0,21518). Verificou-se ainda diferença significativa na comparação da contagem de linfócitos totais com as categorias de risco nutricional pelo NRS; a contagem de linfócitos totais foi maior, em média ou mediana, entre os idosos que não apresentaram risco nutricional pelo NRS ( P =0,0245). A análise de regressão múltipla mostrou que a maior contagem de linfócitos foi associada a valores maiores de prega cutânea triciptal e à classificação de sem risco nutricional pelo NRS.

CONCLUSÃO

A contagem de linfócitos totais apresentou associação com a circunferência de braço, com a prega cutânea triciptal e com o NRS, podendo ser considerada como um marcador nutricional. Na regressão, os fatores que, em conjunto, mantiveram-se associados à contagem de linfócitos foram o NRS e a prega cutânea triciptal. Outras investigações devem ser realizadas para confirmar estes achados.

Descritores:
Nutrição do Idoso; Contagem de linfócitos; Avaliação nutricional

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br