Acessibilidade / Reportar erro

Uma melhor adesão às diretrizes da ESPGHAN é necessária para o diagnóstico da doença celíaca em crianças: uma experiência de um único centro

RESUMO

CONTEXTO:

A doença celíaca (DC) é uma doença sistêmica imuno-mediada provocada pela ingestão de glúten. As diretrizes da Sociedade Europeia de Gastroenterologia Pediátrica, Hepatologia e Nutrição (ESPGHAN) publicadas em 2012 sugeriram uma via sem biópsia (VSB) para crianças sintomáticas com transglutaminase de tecido IgA (TGA-IgA) ≥10x limite superior do normal (LSN). A confirmação da biópsia permaneceu obrigatória para outros casos.

OBJETIVO:

Este estudo retrospectivo de dados de caso teve como objetivo avaliar a adesão às diretrizes da ESPGHAN 2012 para o diagnóstico de DC em nossa unidade.

MÉTODOS:

Quarenta e três casos com TGA-IgA positivo foram identificados por uma pesquisa laboratorial de banco de dados de janeiro de 2013 a dezembro de 2019. Seis de 43 pacientes não foram encaminhados para confirmação do diagnóstico de DC. Os dados foram coletados nas vias diagnósticas seguidas, e a adequação da adesão foi comparada com as diretrizes ESPGHAN existentes.

RESULTADOS:

Foram incluídos 37 casos com 35 crianças diagnosticadas com DC. Foram diagnosticados 29 (83%) de 35 VSB; 15 (52%) de 29 crianças não atenderam a todos os critérios exigidos para a VSB, mas foram diagnosticadas e gerenciadas como tendo DC. Vinte (57%) em 35 foram diagnosticadas com DC em adesão às diretrizes de 2012.

CONCLUSÃO:

As diretrizes diagnósticas recomendadas não foram frequentemente implementadas; a adesão às diretrizes pode melhorar após sessões educativas regulares. As diretrizes revisadas ESPGHAN de 2020 que excluem os testes HLA-DQ2/DQ8 abordariam a questão do diagnóstico para 10 em 15 casos VSB (com TGA-IgA >10x LSN) em nosso estudo os quais não fizeram testes de HLA e, portanto, não aderiram às diretrizes de diagnóstico de 2012. A VSB, com a necessidade reduzida de endoscopia, pode ser benéfica em configurações limitadas de recursos.

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br