Acessibilidade / Reportar erro

COLORECTAL CANCER: factors related to late diagnosis in users of the public health system treated at an Universitary Hospital in Curitiba, Paraná State, Brazil

RESUMO

Contexto

- Quarto tumor mais frequente no mundo, o câncer colorretal comumente é diagnosticado em estádio avançado.

Objetivo

- Analisar fatores que interferem no diagnóstico do câncer colorretal de usuários do Sistema Único de Saúde, atendidos em hospital universitário de Curitiba.

Métodos

- Estudo transversal, quantitativo e descritivo com 120 pacientes atendidos na instituição em 2012 e 2013. A coleta de dados, realizada por meio de consulta ao prontuário e entrevista aos pacientes, abordou variáveis sociodemográficas; perfil clínico; tempo decorrido entre sintomas, atendimento, diagnóstico e início do tratamento e dificuldades encontradas. As análises estatísticas foram feita com pelo Stata 8.0.

Resultados

- Dor abdominal foi a queixa mais frequente e sangramento retal representou maior chance de diagnóstico avançado de câncer colorretal. Dos 52,5% dos pacientes que diagnosticaram a doença tardiamente, 81% relataram dificuldades com o serviço de saúde.

Conclusão

- Os resultados sugerem que o diagnóstico tardio é devido à ausência de sintomas na fase inicial da doença, falta de percepção dos pacientes sobre a gravidade dos sintomas, necessidade de maior preparo das equipes de saúde para o diagnóstico precoce. São necessárias intervenções educativas junto à população e equipes de saúde, além de ações que priorizem o acesso a exames diagnósticos de doenças graves.

DESCRITORES -
colorretais; Diagnóstico; Acesso aos serviços de saúde; Epidemiologia.

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br