Acessibilidade / Reportar erro

O mel-derivado de Lactobacillus rhamnosus alivia a infecção gastro-intestinal induzida pelo Helicobacter pylori-e inflamação gástrica em C57Bl/6 ratos: um estudo imuno-histológico

RESUMO

CONTEXTO:

O Helicobacter pylori (H. pylori) foi reconhecido em 1983 por Marechal e Warren como protagonista principal na fisiopatologia de gastrite e úlceras gástricas. Quase metade da população mundial está infectada por H. pylori. O regime terapêutico atual contra H. pylori inclui o uso de um inibidor da bomba de prótons associada a dois ou mais antibióticos. No entanto, a eficácia deste regime está diminuindo principalmente devido à resistência aos antibióticos e efeitos colaterais de medicamentos. Este fato resultou no interesse público em outras opções terapêuticas e o papel dos probióticos merece atenção especial a este respeito.

OBJETIVO:

Este estudo visa avaliar a eficácia do mel-derivado do Lactobacillus rhamnosus na inflamação gástrica e infecção gastrointestinal H. pylori-induzida em camundongos C57Bl/6.

MÉTODOS:

Vinte e quatro camundongos C57Bl/6 foram divididos aleatoriamente em três grupos de oito camundongos cada. Todos os ratos foram alimentados com suspensão de 1cc contendo 5*1010 UFC/mL de cepas ATCC43504 de H. pylori por 3 dias consecutivos, duas vezes por dia através de gavagem por tubos de polietileno. No final da 4ª semana, a infecção com H. pylori foi confirmada pelo antígeno fecal (ELISA) e após o sacrifício de um rato de cada grupo, o estudo histopatológico confirmou gastrite. Os grupos foram submetidos a diferentes terapias, como indicado, 1: sem prescrição de bismuto (BI), Omeprazol (Om) e L. rhamnosus, 2: Bi, Om e claritromicina (CL) e 3: Bi, Om mais 1cc de suspensão de 109 UFC/mL de L. rhamnosus. Após 2 semanas, as fezes foram analisadas para o antígeno e os ratos foram sacrificados para a avaliação das alterações histopatológicas.

RESULTADOS:

O tratamento com o grupo L. rhamnosus forneceu o título zero de antígeno e foi associado com a inflamação gástrica melhorada em todos os camundongos, similar ao grupo claritromicina.

CONCLUSÃO:

O probiótico mel-derivado L. rhamnosus fornece resultados semelhantes ao da claritromicina em termos de melhoria da infecção H. pylori e gastrite em C57Bl/6 camundongos modelos, sem os inconvenientes de resistência aos antibióticos.

DESCRITORES:
Helicobacter pylori; Lactobacillus rhamnosus; Úlcera gástrica; Camundongos Endogâmicos C57BL; Mel

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br