Acessibilidade / Reportar erro

Situação da hepatite B em pacientes em hemodiálise

RESUMO

CONTEXTO:

Pacientes cronicamente em diálise apresentam alta prevalência de infecção por vírus da hepatite B. Apesar de práticas de controle de infecção, vigilância de marcadores sorológicos e vacinação contra a hepatite B, ainda há surtos da doença em centros de diálise.

OBJETIVO:

Este estudo tem como objetivo avaliar o estado sorológico e a vacinação contra hepatite B em pacientes em hemodiálise.

MÉTODOS:

Estudo transversal avaliando marcadores sorológicos e vacinação contra a hepatite B em pacientes com doença renal crônica em programa regular de hemodiálise em São Carlos, SP, Brasil. Pacientes sem marcadores sorológicos para hepatite B disponíveis (anti-HBc, HBsAg e anti-HBs) foram encaminhados para testagem. Em caso de situação vacinal desconhecida, incompleta ou sem resposta vacinal (anti-HBs <10mIU/mL), os pacientes foram encaminhados para vacinação, sendo os efeitos adversos monitorados.

RESULTADOS:

O estudo incluiu 130 de um total de 181 pacientes em diálise. A maioria era do sexo masculino (63,8%), com idade média de 53,9 anos. Todos os pacientes já haviam sido rastreados e eram negativos para HBsAg, e 73,8% foram vacinados contra a hepatite B (59,2% esquema completo e 14,6% esquema incompleto), com uma taxa de soroconversão de 75,3%. Apenas 11 (8,5%) pacientes dispunham de dosagem prévia de anti-HBc (negativo). Entre os 47 pacientes encaminhados para testagem anti-HBc, quatro eram anti-HBc reagentes e um indeterminado. Do total de pacientes encaminhados à imunização, 34 receberam efetivamente a vacina contra o HBV; entre eles, cinco tiveram efeitos adversos leves.

CONCLUSÃO:

Apesar do benefício da dosagem de anti-HBc e anti-HBs antes da admissão à diálise, restrições econômicas reduziram o rastreio apenas à dosagem de HBsAg. Como a infecção oculta por HBV já foi demonstrada em pacientes em hemodiálise, a dosagem de anti-HBc deve ser incentivada.

DESCRITORES:
Hepatite B; Promoção da saúde; Doença renal crônica; Hemodiálise; Vacina; Falência renal crônica

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br