Acessibilidade / Reportar erro

Transplante hepático em pacientes portadores de HIV: série de casos da região nordeste do Brasil

RESUMO

Contexto:

A emergência da terapia antirretroviral de alta potência, em 1996, mudou a história natural da infecção por HIV, com redução significativa de mortalidade por infecções oportunistas, mas com aumento de morbidade por doenças crônicas cardiovasculares, hepáticas e renais. Em maio de 2016, um centro de referência em transplante hepático no Nordeste do Brasil realizou o primeiro transplante hepático em portadores de HIV, com cinco outros até 2021.

Métodos:

Os critérios de seleção para o transplante hepático foram: boa aderência e ausência de resistência à terapia antirretroviral, carga viral indetectável, contagem de linfócitos T-CD4+ acima de 100/ mm3 e ausência de infecções oportunistas nos últimos 6 meses.

Resultados:

Seis transplantes hepáticos foram feitos em portadores de HIV entre maio de 2016 e maio de 2021, cinco homens, com idade média de 53,2 anos, um paciente diabético. Todos os pacientes tiveram acesso a enxertos com tempo de isquemia fria curto com média de 5 horas e 39 minutos. A sobrevida em 4 meses foi de 100%, com tempo de acompanhamento de 4-63 meses (média de 31 meses). A contagem média de linfócitos T-CD4+ pré-transplante foi de 436 células/ mm3. A média de tempo de internação foi de 16,8 dias. Um paciente teve trombose de veia cava proximal; outro teve estenose de anastomose cavo-caval, levando à ascite refratária, falência renal e disfunção de enxerto pós-transplante; e outro teve estenose de anastomose do colédoco. A imunossupressão e a profilaxia foram usadas de acordo com protocolos padrão e não houve diferenças no perfil de infecções ou de rejeição pós-transplante.

Conclusão:

Esta casuística ilustra que o transplante de fígado em portadores do HIV apresenta complicações usuais e sobrevida satisfatória.

Palavras-chave:
Transplante de fígado; HIV

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br