Acessibilidade / Reportar erro

ADMINISTRATION OF H2 BLOCKERS IN NSAID INDUCED GASTROPATHY IN RATS: effect on histopathological changes in gastric, hepatic and renal tissues

RESUMO

Contexto

Anti-inflamatórios não esteroidais induzem lesões da mucosa gástrica devido às suas propriedades ácidas. Ranitidina, um antagonista dos receptores H2, revelou-se benéfico em pacientes com úlceras gástricas.

Objetivo - O presente estudo foi realizado para avaliar o efeito da administração de ranitidina em gastropatia induzida por anti-inflamatórios não esteroidais (diclofenaco, nimesulida) e seu efeito sobre a histopatologia do estômago, dos rins e fígado.

Métodos

Diclofenaco, nimesulida e ranitidina foram administradas em doses de 2, 4 e 6 mg/kg, p.o. uma vez diariamente por 14 dias e seu efeito sobre o volume gástrico, acidez, significam o número de úlcera e o pH gástrico. Além disso, o exame histopatológico também foi realizado em seções do estômago, dos rins e fígado.

Resultados

Após a administração de diclofenaco ou nimesulida, todos os parâmetros gástricos foram significativamente alterados assim como a histopatologia do estômago, fígado e rim. No grupo controle, as seções renais mostraram glomérulos normais sem espessamento da membrana basal glomerular, enquanto em diclofenaco isolado, nimesulida isolado e grupos com ranitidina e nimesulida, foi observado espessamento da membrana basal glomerular. Estas alterações observou-se serem revertidas no grupo ranitidina com diclofenaco. As seções do fígado, o grupo controle mostrou placas e cordões de hepatócitos cuboidais anastomosados com núcleos bem demarcados e citoplasma abundante. Nos grupos ranitidina com diclofenaco e ranitidina com nimesulida, leve dilatação dos sinusoides é vista acoplados com proeminência de veia central. Nos grupos diclofenaco e nimesulida sozinhos, túbulos proximais e distais contorcidos mostram necrose tubular focal leve. Nas secções gástricas, o grupo controle mostrou várias dobras formando vilosidades e a superfície do revestimento epitelial da mucosa. Nos grupos ranitidina com diclofenaco e ranitidina com nimesulida, o duodeno mostrou dispersas células inflamatórias predominantemente compostas por linfócitos. Nos grupos diclofenaco e nimesulida sozinhos, as secções de áreas gástricas mostraram necrose parcial e inflamação crônica moderada respectivamente.

Conclusão

- O estudo, portanto, forneceu o fundamento terapêutico para administração simultânea de bloqueador de receptor H2 (ranitidina) com diclofenaco, sendo mais benéfica em comparação com ranitidina com nimesulida para minimizar a intolerância gástrica de diclofenaco no tratamento a longo prazo de condições inflamatórias.

DESCRITORES
Diclofenaco; Ranitidina; Antagonistas dos receptores histamínicos H2; Gastropatias; Anti-inflamatórios não esteroides

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br