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Afro-Ásia, Número: 47, Publicado: 2013
  • Religião e parentesco entre os bakongo de Luanda Artigos

    Pereira, Luena Nunes

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo discutir as relações entre religião e parentesco entre os bakongo, um dos principais grupos étnicos de Angola. Explora as formas específicas pelas quais este grupo reorganiza-se internamente no contexto de Luanda desde a independência, a partir da entrada de importantes contingentes antes exilados no então Zaire, atual República Democrática do Congo (RDC) em Luanda. Procura-se demonstrar como e porque a religião vem sendo a principal instituição mediadora que integra diferentes instâncias tais como recomposição de redes de sociabilidade e parentesco num contexto urbano, veiculação de identidades étnica e nacional, dando sentido tanto às transformações ocorridas quanto aos processos de continuidade na história recente dos bakongo em Luanda. Esta demonstração se fará através da análise do pentecostalismo em Angola tomando como ponto de observação os bairros periféricos de Luanda de grande concentração bakongo.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the relationship between religion and kinship among the Bakongo, one of Angola's main ethnic groups. It explores the specific forms in which this group reorganizes itself internally in the context of Angola's capital, Luanda, since the country's independence when many of them returned from exile in Zaire (presently the Democratic Republic of Congo). It shows how and why religion is the main mediating institution that integrates various levels remaking sociability and kinship networks in an urban context, bringing forth national end ethnic identities and gives meaning both to transformations and to continuities in the Bakongo's recent history. The demonstration will be made by means of the analysis of Pentecostalism in Angola, as observed in neighborhoods where the Bakongo are concentrated.
  • O comércio negreiro na clandestinidade: as fazendas de recepção de africanos da família Souza Breves e seus cativos Artigos

    Pessoa, Thiago Campos

    Resumo em Português:

    O presente artigo analisa o envolvimento de uma das mais ricas famílias do Brasil Império com o tráfico ilegal de africanos. Os irmãos José e Joaquim de Souza Breves, indivíduos de destaque na política e na sociedade brasileira do século XIX, construíram um verdadeiro império territorial e humano, conformado por milhares de escravos, dispostos por suas propriedades. Do litoral Sul-fluminense ao Vale do Paraíba, nos deparamos com dezenas de fazendas, marcadas essencialmente pela presença africana. Buscaremos compreender como a relação dos comendadores Breves com o comércio ilegal de escravos delineou características singulares às suas propriedades litorâneas, iluminando, no tempo presente, novas questões sobre os últimos anos do tráfico de africanos para o Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the involvement of one of the Brazilian Empire's richest families in the illegal trade to Africa. The brothers José and Joaquim de Souza Breves, men of prominence in 19th Brazilian century politics and society, built a territorial and human empire that included thousands of slaves in numerous real estate properties. In an area ranging from the coastal areas of the southern Fluminense region to the Paraíba valley, they had dozens of plantations in which enslaved Africans formed a marked presence. This article seeks to understand how the Breves brothers' relationship to the illegal slave trade led to the specific characteristics of their coastal properties, thus raising new questions about the last years of the Atlantic slave trade to Brazil.
  • Memória, cidadania e direitos de comunidades remanescentes (em torno de um documento da história dos quilombolas da Marambaia) Artigos

    Yabeta, Daniela; Gomes, Flávio

    Resumo em Português:

    Neste artigo discutimos as conexões entre história, direitos humanos e cidadania a partir da temática das comunidades remanescentes de quilombos e as suas lutas para garantir a posse e a ocupação dos seus territórios com base nos dispositivos da Constituição de 1988 e na regulamentação complementar do século XXI. Desde a década de 1980 os remanescentes quilombolas da Marambaia, área de antigas fazendas e quilombos no século XIX localizada no sul fluminense (RJ), resistem às ações da Marinha, do governo federal e da Justiça para se manterem na região e garantirem autonomia sobre os seus territórios e culturas. Analisamos aqui as várias etapas, os agentes envolvidos (advogados, juristas, antropólogos, arqueólogos, organizações não-governamentais, Ministério Público e órgão dos governos federal e estadual) e os argumentos em torno da memória e dos usos e sentidos da história e da legislação envolvente sobre quilombolas e seus direitos. Apresentamos ainda a transcrição e análises de documentos inéditos sobre a ocupação quilombola na região em 1870.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the connections between history, human rights and citizenship, through the lens of the struggles by communities founded as quilombos to legalize their land occupancy based on the provisions of the 1988 Constitution and on complementary regulations passed in the 21st century. Since the 1980s, the inhabitants of the Marambaia quilombo, an area located in the southern Fluminense region of Rio de Janeiro, which in the 1800s consisted of plantations and quilombos, have fought to maintain their lands and to ensure their cultural and territorial autonomy in the face of pressure from the Brazilian Navy, the Federal Government and the court system. The paper discusses the various stages of this struggle and the diverse actors who have entered the scene (lawyers, judges, anthropologists, archeologists, NGOs, Brazil's Public Ministry as well as federal and state governmental agencies) and the discourse on memory the meanings and uses of history and of the legislation on quilombo residents and their rights. The article also includes transcriptions and analyses of newly uncovered historical documents from 1870 referring to the existence of quilombos in the region.
  • "Já que a desgraça assim queria" um feiticeiro foi sacrificado: curandeirismo, etnicidade e hierarquias sociais (Pelotas - RS, 1879) Artigos

    Moreira, Paulo Roberto Staudt; Al-Alam, Caiuá Cardoso

    Resumo em Português:

    Numa quarta-feira, 15 de janeiro de 1879, um escravo natural da província de Pernambuco e trabalhador em uma charqueada em Pelotas/RS, assassinou a facadas um africano liberto (de nação mina), famigerado feiticeiro e que comercializava mandingas. Casos coletados das páginas de documentos judiciários envolvendo feiticeiros são ótimos observatórios da sociedade escravista em sua miudeza relacional. Esse artigo, partindo de uma análise de caso, estuda o campo de possibilidades relacionais no qual estavam inseridos ativamente os cativos, mesmo que de estabelecimentos penitenciários como as charqueadas. Além disso, essa pista judiciária nos permite uma aproximação com o mercado da crença e o papel dos feiticeiros/curandeiros na sociabilidade e conformação de identidades etnossociais.

    Resumo em Inglês:

    On Wednesday, January 15, 1879, a slave born in the province of Pernambuco and who worked making salted meat in Pelotas, Rio Grande do Sul, stabbed to death a freed African (of the Mina nation) who was renowned as a sorcerer and amulet maker. Court cases involving sorcerers provide windows into slave society in intimate detail. This article, based on an analysis of case studies, examines the relational field of possibilities in which captives lived, whether they were in prison or at work making salted meat. This kind of documentation also allows us to come closer to the market of beliefs and the role of sorcerers/healers in sociability and in contouring ethnic and social identity.
  • Bancando a liberdade, popularizando a política: abolicionismo e fundos locais de emancipação na década de 1880 no Brasil Artigos

    Castilho, Celso; Cowling, Camillia

    Resumo em Português:

    Voltado às amplas repercussões da mobilização abolicionista dos anos 1880, este artigo ressalta os fundos de emancipação locais no Rio de Janeiro (Corte) e no Recife como espaços importantes para a articulação da política popular. Examinamos dois tipos de fundos locais, o primeiro criado por iniciativas populares no Recife, e o segundo produto da câmara municipal da Corte. Salientamos, na primeira parte, que os significados políticos dos fundos de emancipação mudaram ao longo da década de 1880, sendo esta trajetória um exemplo do percurso aturdido da política da abolição. Os fundos de emancipação locais também alteraram as dinâmicas tradicionais da política, modificando as interações entre as esferas locais e nacionais, entre grupos populares e a elite. Na segunda parte, analisamos as operações cotidianas dos fundos. O uso de rituais públicos e a procura de donativos locais estenderam o alcance dos fundos a setores sociais previamente afastados do processo político. Os próprios escravos, particularmente as escravas, utilizaram seu pecúlio, informações colhidas nas ruas e o patrocínio de maneiras inovadoras para ganhar sua liberdade, ao invés de recebê-la passivamente por meio dos fundos. Enfim, os fundos de emancipação merecem a atenção dos historiadores porque se intercalaram de maneira importante com outros fenômenos de pressão política e social, como fugas de escravos e lutas jurídicas, que transtornaram a política brasileira na década de 1880 e aceleraram o decreto da Abolição da escravatura.

    Resumo em Inglês:

    Situating its approach within the broader context of the abolition movement in the 1880s, this article examines local emancipation funds in the cities of Rio de Janeiro and Recife as important expressions of grassroots politics. The article considers two different local funds, one created by popular initiatives in Recife, and another created by Rio's city council. The first part of the article shows that emancipation funds changed over the course of the 1880s, accompanying changes in traditional policy-making dynamics and transforming interactions between local and national spheres, as well as between grassroots groups and the elite. The second part of the article focuses on the everyday operations of the funds. By using public rituals and searching for local donors, the funds expanded their reach to social sectors previously disconnected from the political process. Rather than waiting passively to receive freedom through the funds, slaves, especially women, utilized their peculios as well as information obtained on the streets in creating innovative strategies to obtain their freedom. Emancipation funds merit attention from historians because they combined in important ways with other forms of political and social pressure such as flight from slavery and legal battles in transforming Brazilian politics in the 1880s, thus hastening the arrival of the decree abolishing slavery.
  • Era das batucadas: o carnaval baiano das décadas 1930 e 1940 Artigos

    Ickes, Scott

    Resumo em Português:

    Depois de 1930, os três clubes de elite do carnaval baiano sofriam economicamente e se retiravam do carnaval. As batucadas emergiram e em parte preencheram o vácuo, ritualizando a presença da cultura e sociabilidade da classe trabalhadora afro-mestiça no carnaval. Neste período, os políticos e, especialmente, jornalistas comemoravam a batucada e o samba como centrais para o carnaval, contribuindo para a consolidação das práticas musicais afro-mestiças como elementos vitais do que a Bahia significava e do que "baiano" passou a significar durante a era Vargas. Embora, após 1950, o trio elétrico e o ressurgimento dos clubes de elite tenham encerrado a "Era das Batucadas," elas desempenharam papéis importantes na reformulação da baianidade, entre 1930 e 1950, e forneceram uma ponte de identificação étnica e cultural entre os afoxés e clubes afros do século XIX e início do século XX, por um lado, e os afoxés e blocos afros do final do século XX e início do XXI.

    Resumo em Inglês:

    After 1930, as Bahia's three elite carnival clubs suffered economically and withdrew from carnival, the emerging batucadas partly filled the vacuum and ritualized the presence of working-class African-Bahian culture and sociability within Carnival. At this point, politicians and especially journalists celebrated both the batucada and samba as central to Carnival, contributing to the consolidation of African-Bahian musical practices as vital elements of what Bahia meant and what "Bahian" had come to mean during the Vargas era. Although the trio elétrico and the revival of the elite clubs after 1950 ended the "Era of the Batucadas," the batucadas had played important roles within the reformulation of baianidade between 1930 and 1950 and provided a bridge of ethnic identification and cultural agency between the afro-centric clubs of the late nineteenth and early twentieth century on the one hand, and the afoxés and blocos afros of the late twentieth and twenty first century.
  • O limite tênue entre liberdade e escravidão em benguela durante a era do comércio transatlântico Artigos

    Candido, Mariana P.

    Resumo em Português:

    O artigo examina processos de captura e escravização na região de Benguela, África centro ocidental. Apesar de a historiografia sobre escravidão e o tráfico de escravos enfatizar a guerra como principal mecanismo de captura, vários casos indicam que um número significativo de indivíduos foram sequestrados por pessoas conhecidas. Além disso, foram capturados em localidades sob o domínio português, próximos à costa, relativizando a ideia de que na primeira metade do século XIX a maioria dos escravos era oriunda do interior do continente. Vários temas consagrados na historiografia, como o movimento progressivo e cronológico da fronteira escravista e o papel dos líderes africanos no processo de escravização são problematizados nesse estudo. Os casos analisados permitem perceber a participação sistemática de agentes coloniais portugueses no processo de escravização. Ao priorizar casos individuais, o texto aponta para uma dimensão única da captura no continente africano que tende a ser obscurecida por análises demográficas.

    Resumo em Inglês:

    Focusing on the line separating freedom and slavery in Benguela in West Central Africa, this study addresses a series of debates in the historiography of slavery and slave trade in Africa. Challenging a historiography that tends to portray every African slave as a captive of war, this study explores the cases of individuals kidnapped and betrayed. In some cases, they were able to retell their stories of capture, allowing an understanding of the enslavement process as an individual experience, rather than a collective and unanimous one, emphasized by demographic studies. Some of these slaves were captured in regions along the coast during the early nineteenth century, contesting the idea of the progressive and chronological movement of the enslaving frontier. Some Africans were captured and enslaved along the coast, not in the interior. Portuguese colonial agents were directly involved in the systematic capture of free Africans.
  • Caminhos da visibilidade: a ascensão do culto a jurema no campo religioso de Recife Artigos

    Rodrigues, Michelle Gonçalves; Campos, Roberta Bivar Carneiro

    Resumo em Português:

    Neste artigo discutimos a ascensão da jurema no campo religioso de Recife - PE. Esta religiosidade tem origem indígena e está, muitas vezes, presente nos terreiros de candomblé, xangô e umbanda. A visibilidade que a jurema tem no cenário religioso atual é vislumbrada a partir da confluência de dois rituais, o Kipupa e a Caminhada dos Terreiros de Pernambuco. Tomamos estes dois momentos como eventos que envolvem questões relacionadas à religião, à política, à tradição, à etnicidade e questões de identidade. Numa tentativa de perseguir a rede latouriana, podemos perceber disputas entre campos de poder distintos que envolvem não só as comunidades religiosas, mas que se estendem às instituições governamentais e a todo conjunto social. A mediação entre as formas culturais e políticas será um espaço privilegiado para a compreensão de como se dá a ascensão da jurema no campo religioso pernambucano.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the ascension of jurema in the religious sphere of Recife, Pernambuco, Brazil. This religiosity has its indigenous origin and is frequently present in terreiros of Candomblé, Xangô, and Umbanda. The visibility that jurema suffers in current religious scenario is glimpsed from the confluence of two rituals: the Kipupa and the Caminhada of Terreiros of Pernambuco. We will observe these two moments as events that involve issues related to religion, politics, tradition, ethnicity, as well as issues of identity. In an attempt to pursue the Latourian network, we can perceive disputes between distinct fields of power involving not only religious communities, but the disputes that extend to governmental institutions and to the whole social set. The mediation between cultural forms and policies will be a privileged strategy for understanding how the ascension of jurema occurs in the religious sphere of Pernambuco.
  • Cartas do Daomé: uma introdução Documento

    Parés, Luis Nicolau
  • Sefardismo africano no século XVII Resenhas

    Vainfas, Ronaldo
  • Ketu lembrado: a persistência da cultura e da história iorubá no mundo atlântico Resenhas

    Bay, Edna G.
  • Micro-história em movimento Resenhas

    Lindsay, Lisa A.
  • "Raça" e forças armadas na Bahia oitocentista Resenhas

    Izecksohn, Vitor
  • Desafios da cooperação Brasil - África Resenhas

    Cesarino, Letícia
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