Acessibilidade / Reportar erro

O impacto na qualidade de vida de cuidadores inseridos em um ambiente de terapia grupal para afásicos

RESUMO

Objetivo

o presente estudo comparou a qualidade de vida e percepções de cuidadores de sujeitos afásicos inseridos em um contexto de terapia grupal para afásicos.

Métodos

trata-se de um estudo transversal, observacional e quantitativo, realizado com 13 cuidadores de indivíduos afásicos que receberam atendimento grupal e 13 cuidadores de sujeitos afásicos que não receberam atendimento fonoaudiólogo grupal. Para coleta dos dados, foram realizadas entrevistas individuais com os cuidadores e utilizou-se o Questionário de Sobrecarga do Cuidador (Burden Interview – Zarit).

Resultados

constatou-se que 45,2% dos cuidadores referiram sobrecarga de moderada a severa. No entanto, a sobrecarga avaliada por meio do questionário foi de leve a moderada e sem diferença significativa entre o grupo com e sem terapia fonoaudiológica.

Conclusão

existe importante impacto na qualidade de vida de cuidadores de pacientes com afasia. Novos estudos são necessários para aprofundamento do papel da terapia fonoaudiológica em grupo na qualidade de vida de cuidadores.

Palavras-chave:
Acidente vascular cerebral; Afasia; Cuidador; Qualidade de vida; Saúde de grupos específicos

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br