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Efeito imediato do exercício de sucção de ar na qualidade vocal e autoavaliação de professoras com queixas vocais: estudo-piloto

RESUMO

Objetivo

analisar o efeito imediato do exercício de sucção de ar na qualidade vocal e na autoavaliação vocal de professoras.

Métodos

trata-se de um estudo piloto de intervenção. Participaram 13 professoras disfônicas da rede particular do ensino fundamental, com média de idade de 35 anos e 10 meses. O exercício de sucção de ar foi realizado dez vezes, por cada participante. Os desfechos mensurados foram: avaliação perceptivoauditiva da voz, análise acústica da voz e autoavaliação vocal. Os dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial.

Resultados

não houve diferença nos parâmetros acústicos e perceptivoauditivos mensurados antes e após a intervenção. Houve proporção significativamente maior de professoras que autoavaliaram a voz como melhor, após a intervenção.

Conclusão

o exercício de sucção de ar produz efeitos imediatos positivos na autoavaliação vocal de professores.

Palavras-chave:
Disfonia; Docente; Treinamento vocal; Terapia; Saúde do trabalhador

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