Acessibilidade / Reportar erro

Efetividade de duas modalidades terapêuticas na redução dos sintomas vocais em pacientes com disfonia comportamental

RESUMO

Objetivo

Avaliar a efetividade da terapia de grupo na redução dos sintomas vocais em pacientes com disfonia comportamental e compará-la a uma modalidade de terapia tradicional/individual.

Métodos

Trata-se de uma pesquisa explicativa, quantitativa e de intervenção. Participaram 99 pacientes com disfonia comportamental, de ambos os sexos, alocados em dois grupos: Terapia Individual (TI) e Terapia de Grupo (TG). Todos foram submetidos à terapia com abordagem eclética. Foram realizadas oito sessões, sendo a primeira e a última destinadas à avaliação e as outras seis de intervenção. Realizou-se análise estatística descritiva e inferencial para comparar os grupos e os momentos pré e pós-intervenção.

Resultados

A maioria dos participantes era do sexo feminino, não usava a voz profissionalmente e com lesão na porção membranosa da prega vocal. Ambos os grupos apresentavam escores médios semelhantes, no início da terapia, fato que mostra a homogeneidade dos grupos. Houve redução de todos os escores da Escala de Sintomas Vocais (ESV) no momento pós-intervenção individual e em grupo. Não foi observada diferença significativa, ao comparar as médias dos escores da ESV pós-terapia entre os grupos. Em relação aos itens da ESV, foi possível observar que alguns podem não detectar as diferenças entre os momentos pré e pós-intervenção.

Conclusão

Tanto a TI, quanto a TG foram efetivas na redução significativa dos sintomas vocais. Não houve diferença ao comparar os grupos. Alguns itens da ESV, principalmente no domínio limitação, foram mais sensíveis nos momentos pós-intervenção, em ambas modalidades. O tipo de intervenção influencia a redução dos sintomas vocais.

Palavras-chave:
Disfonia; Fonoterapia; Prática de grupo; Protocolos; Sinais e sintomas; Voz

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br