Acessibilidade / Reportar erro

O uso da fotobiomodulação nos músculos da cabeça e pescoço: revisão integrativa da literatura

RESUMO

Objetivos

realizar uma revisão integrativa da literatura sobre o uso da fotobiomodulação nos músculos de cabeça e pescoço.

Estratégia de pesquisa

As buscar foram realizadas nas bases de dados: PubMed, Scopus, Web of Science, LILACS e SciELO. A pesquisa ocorreu entre junho de 2019 e março de 2021. Os descritores utilizados foram Terapia com Luz de Baixa Intensidade, Fototerapia, Músculo Masseter, Músculos Mastigatórios, Língua, Palato, Boca, Pescoço, Músculos do Pescoço, Músculos Faciais e seus respectivos termos em inglês. Não houve limitação de ano de publicação e idioma.

Critérios de seleção

estudos que respondessem a pergunta norteadora: qual o uso da fotobiomodulação na musculatura de cabeça e pescoço?.

Resultados

Foram encontrados 2857 artigos, sendo selecionados 102 para leitura completa, dos quais 52 foram excluídos, totalizando 50 artigos incluídos. As publicações incluídas datam de 2003 a 2020. O Brasil foi o país que mais publicou sobre o tema. Quanto aos objetivos, 82% dos estudos pesquisaram o efeito analgésico da fotobiomodulação, e desses, 50% eram relacionados à disfunção temporomandibular (DTM) articular ou muscular. A heterogeneidade dos estudos impossibilita a definição de protocolos dosimétricos.

Conclusão

A fotobiomodulação tem sido utilizada na musculatura de cabeça e pescoço principalmente para o tratamento da dor proveniente de DTM. Não existe um protocolo de aplicação que defina os parâmetros dosimétricos a serem utilizados, devido a heterogeneidade das metodologias e dos resultados encontrados.

Palavras-chave:
Laserterapia; Músculo masseter; Músculos faciais; Músculo do pescoço; Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br