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Letramento funcional em saúde em adultos e idosos com disfagia

RESUMO

Objetivo

Verificar a associação do letramento funcional em saúde de adultos e idosos com disfagia com os dados socioeconômicos, clínicos e de habilidade de deglutição, de acordo com o rastreio cognitivo.

Métodos

Estudo observacional analítico transversal, com 49 participantes com disfagia de um ambulatório de reabilitação. Os procedimentos para coleta de dados foram análise dos prontuários, Critério de Classificação Econômica Brasil, Mini Exame do Estado Mental, Short Assessment of Health Literacy for Portuguese-speaking Adults, Protocolo Fonoaudiológico de Avaliação do Risco para Disfagia, Functional Oral Intake Scale e Índice de Desvantagem da Disfagia. Foram realizadas análises descritiva, bivariada e regressão logística múltipla.

Resultados

A maioria dos participantes apresentou letramento funcional em saúde inadequado, doença neurológica, escore superior no rastreio cognitivo, disfagia leve e moderada e alimentava-se por via oral, com restrições. Houve associação na regressão logística múltipla do letramento funcional em saúde com a escolaridade e a doença de base para o grupo com escore superior, no rastreio cognitivo. Os participantes com maior escolaridade apresentaram 11,9 mais chances de ter letramento funcional em saúde adequado; os participantes neurológicos demonstraram 93,0 vezes mais chances de apresentar o letramento em saúde inadequado.

Conclusão

Indivíduos com maior escolaridade e aqueles que não apresentavam doença neurológica demonstraram menos chance de ter letramento funcional em saúde inadequado.

Palavras-chave:
Alfabetização em saúde; Transtornos de deglutição; Adulto; Idoso; Assistência ambulatorial

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