Acessibilidade / Reportar erro

O impacto da deficiência auditiva nas relações familiares de escolares usuários de dispositivos eletrônicos de amplificação sonora

RESUMO

Objetivo

Analisar o impacto do diagnóstico da deficiência auditiva nas relações familiares de escolares usuários de dispositivos eletrônicos de amplificação sonora.

Métodos

A amostra foi composta por 26 pais de escolares com deficiência auditiva, usuários de dispositivos eletrônicos de amplificação sonora, com idades entre 4 e 14 anos, atendidos em um Programa de Saúde Auditiva público. Os pais responderam a um questionário objetivo, elaborado pelas autoras, sem validação prévia, com sete perguntas sobre a temática. Realizou-se análise estatística inferencial sempre que possível.

Resultados

A maioria dos pais não relatou ter apresentado dificuldades pessoais e/ou desgaste nas relações familiares com seus filhos deficientes auditivos. Não foi encontrada associação entre grau da deficiência auditiva e dificuldade de comunicação em ambos os grupos familiares. Também não se observou associação entre modalidade linguística e dificuldade de comunicação nos dois grupos, apesar de as respostas do grupo familiar mais amplo não terem sido tão unânimes como as do grupo familiar principal.

Conclusão

Os pais não relataram impacto significativo entre as relações familiares e a comunicação com seus filhos com deficiência auditiva, usuários de dispositivos eletrônicos de amplificação sonora, independentemente do grau da deficiência auditiva e da modalidade linguística. No grupo familiar mais amplo, também não houve associação importante entre grau da deficiência auditiva ou a modalidade linguística utilizada e dificuldade de comunicação entre a criança e a família, mesmo com respostas mais heterogêneas do que no grupo familiar principal.

Palavras-chave:
Perda auditiva; Relações familiares; Desenvolvimento infantil; Auxiliares de audição; Barreiras de comunicação

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br