Acessibilidade / Reportar erro

Acompanhamento fonoaudiológico do aleitamento materno em recém-nascidos nas primeiras horas de vida

RESUMO

Introdução

A fonoaudiologia tem assumido importante papel junto ao aleitamento materno.

Objetivo

Verificar a situação do aleitamento materno, considerando aspectos da díade mãe-recém-nascido, de acordo com tempo de vida do recém-nascido, mediante intervenção fonoaudiológica.

Métodos

Estudo realizado de maio de 2015 a setembro de 2016, com 166 díades mãe-recém-nascido, durante a situação do aleitamento materno, em uma maternidade pública de alto risco do estado de Sergipe. Foi utilizado protocolo específico, registrando-se aspectos anatômicos de bicos e mamas maternos, estado comportamental, padrão de pega e sucção dos recém-nascidos e postura das díades, para descrever a situação de aleitamento materno, nos três diferentes momentos: Momento 1 (linha de base); Momento 2 (intervenção fonoaudiológica); Momento 3 (acompanhamento). As análises foram descritas por meio de frequências simples e percentuais, utilizando o teste de Mantel-Haenzsel (M-H) e o teste da razão de verossimilhança (TRV), adotando nível de significância de 5%.

Resultados

Em relação ao efeito da intervenção fonoaudiológica, houve diferença significativa quanto aos parâmetros maternos, para situação das mamas (ingurgitamento). Nos parâmetros envolvendo os recém-nascidos, houve diferenças significativas, com melhora no padrão de pega, quanto aos seguintes aspectos: não abocanha somente o bico, abocanha parte da aréola, pega efetiva e consegue manter a pega. Quanto aos aspectos posturais da díade, houve diferenças significativas quanto à cabeça do recém-nascido elevada e alinhada e ao contato corporal (“barriga com barriga”).

Conclusão

A intervenção fonoaudiológica junto às díades mães-recém-nascidos, logo nas primeiras horas pós-parto, evidenciou melhora nos parâmetros considerados fundamentais para o sucesso da amamentação, vislumbrando uma prática de educação em saúde junto às puérperas.

Aleitamento materno; Fonoaudiologia; Efetividade; Saúde materna; Saúde da criança

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br