Acessibilidade / Reportar erro

Distanciamento social pela pandemia de Covid-19: impactos na percepção do zumbido crônico, ansiedade, depressão e suas relações

RESUMO

Objetivo

analisar o impacto do distanciamento social devido à pandemia de COVID-19, sob a percepção e o incômodo com o zumbido crônico e a relação dos achados com a ansiedade e a depressão.

Métodos

a amostra foi composta por conveniência, incluindo sujeitos com idades de 21 a 78 anos. A avaliação foi realizada em dois períodos: pré-distanciamento (final de 2019) e durante o distanciamento (2020). A segunda avaliação foi realizada de forma online, via Google Forms, consistindo nos seguintes procedimentos: questionário semiestruturado, Tinnitus Handicap Inventory (THI), Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e Inventário de Depressão de Beck (BDI).

Resultados

nas comparações dos procedimentos entre os períodos pré e pós-distanciamento social, foi evidenciada diferença estatisticamente significativa para o THI e o BAI, mas não para o BDI. Na correlação da percepção do zumbido crônico com a ansiedade, foi observada diferença estatisticamente significativa, positiva e forte, mas não significativa com a depressão.

Conclusão

o distanciamento social devido à pandemia de COVID-19 piorou a percepção e o incômodo com o zumbido crônico, estando correlacionado com aumento nos sintomas de ansiedade.

Palavras-chave:
Zumbido; Ansiedade; Depressão; Isolamento social; COVID-19

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br