Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação comportamental do processamento auditivo central em mulheres no climatério

RESUMO

Objetivo

Comparar as habilidades auditivas centrais de mulheres no climatério, com e sem terapia de reposição hormonal.

Métodos

Estudo observacional, realizado com mulheres no climatério, divididas em dois grupos, segundo o uso ou não de terapia hormonal. Foram realizados os testes de Localização Sonora em cinco direções; Memória Sequencial para Sons Verbais e Não Verbais; Padrão de Duração; Random Gap Detection Test (RGDT); Masking Level Difference (MLD); Dicótico de Dígitos; Fala Com Ruído Branco, e aplicado o Questionário Avaliação Informal de Fadiga.

Resultados

Houve diferença tendenciosa de melhor desempenho médio no grupo com terapia hormonal, em comparação ao grupo sem terapia para o teste de Memória para Sons Não Verbais. Nos testes de Localização Sonora, Memória para Sons Verbais, RGDT e MLD, o grupo com terapia hormonal apresentou resultados quantitativamente melhores. O grupo com terapia hormonal demonstrou maior porcentagem de mulheres com alto nível de fadiga.

Conclusão

Mulheres no climatério, com e sem terapia hormonal, apresentam transtorno de processamento auditivo central envolvendo as habilidades auditivas de localização sonora, ordenação temporal simples e complexa, figura-fundo, resolução temporal e interação binaural. No entanto, as mulheres do grupo com terapia hormonal apresentam melhor desempenho em ordenação temporal simples.

Palavras-chave:
Audição; Percepção auditiva; Testes auditivos; Climatério; Memória; Atenção

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br