Acessibilidade / Reportar erro

Influência do estado comportamental nos padrões de sucção de recém-nascidos pré-termo

Objetivo

Verificar a influência do estado comportamental na sucção não nutritiva, na sucção nutritiva e na performance alimentar de recém-nascidos pré-termo, no momento da liberação da via oral.

Métodos

Participaram 32 recém-nascidos pré-termo, clinicamente estáveis, internados em uma unidade de terapia intensiva neonatal. Foram realizadas, por um fonoaudiólogo, as avaliações do estado comportamental, padrão postural, reflexos orais, características dos órgãos fonoarticulatórios, sucção não nutritiva e nutritiva, número de suções por bloco de sucção, taxa de transferência e desempenho alimentar, após a liberação médica para início da alimentação por via oral.

Resultados

Não foi possível verificar associação do estado comportamental com a sucção não nutritiva. Na sucção nutritiva, verificou-se influência do estado comportamental sobre o número de sucções nos três primeiros blocos, ou seja, o estado de alerta, ao iniciar a mamada, possibilitou aos recém-nascidos apresentarem maior número de sucções, quando comparados aos recém-nascidos em estado de sono. Isto se refletiu na performance alimentar, por meio da maior taxa de transferência e melhor desempenho, embora não tenha sido observada significância estatística quanto a esses aspectos.

Conclusão

Os achados mostram que o estado comportamental não influenciou os aspectos de sucção não nutritiva, considerados, entretanto, na sucção nutritiva. O estado de alerta apresentou associação com maior número de sucções por bloco, em relação ao estado de sono.

Sucção; Comportamento de sucção; Prematuro; Estado de consciência; Alimentação


Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br