Acessibilidade / Reportar erro

Reabilitação fonoaudiológica na paralisia facial periférica: revisão integrativa

RESUMO

Objetivos

identificar e analisar a produção científica sobre as estratégias terapêuticas empregadas na reabilitação fonoaudiológica de pessoas com paralisia facial periférica (PFP).

Estratégia de pesquisa

foi realizada uma revisão integrativa, utilizando-se as bases de dados SciELO, PubMed, Web of Science, ScienceDirect e Portal CAPES. Os descritores foram: paralisia facial e paralisia de Bell, combinados com reabilitação, terapia miofuncional e fonoaudiologia ou seus correlatos em inglês.

Critérios de seleção

estudos disponíveis na íntegra, que abordaram a reabilitação fonoaudiológica em pessoas com PFP, publicados no período entre 1999 e 2019, em português brasileiro, inglês ou espanhol.

Resultados

foram identificadas 650 publicações, mas apenas cinco artigos contemplaram os critérios de inclusão propostos. Dentre estes, a SciELO e PubMed obtiveram dois artigos incluídos cada. Além disso, a maioria foi publicada nos últimos dez anos e produzida no Brasil. O português brasileiro foi o idioma de publicação de três dos cinco artigos incluídos, não ocorrendo predominância de um nível de evidência específico. A descrição dos procedimentos utilizados não foi suficientemente detalhada nos estudos. Exercícios isotônicos e isométricos foram abordados mais frequentemente. A bandagem surgiu como recurso terapêutico em um estudo.

Conclusão

embora haja um grande número de artigos relacionadas à PFP, apenas cinco estudos descreveram procedimentos fonoaudiológicos para pessoas com PFP, com nível de evidência baixo. Portanto, novos estudos abordando o tema são necessários.

Palavras-chave:
Paralisia facial; Paralisia de Bell; Reabilitação; Terapia Miofuncional; Fonoaudiologia

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br