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Desenvolvimento cognitivo e linguagem em prematuros

Cognitive and language development in preterm infants

Objetivo

: Correlacionar os aspectos do desenvolvimento cognitivo e de linguagem em prematuros de 24 a 42 meses de idade cronológica.

Métodos

: Estudo quantitativo, de caráter analítico e transversal, realizado no período de fevereiro a dezembro de 2012. A amostra foi constituída por dez crianças prematuras, na faixa etária cronológica de 24 a 42 meses. As crianças foram submetidas à aplicação da Escala de Desenvolvimento Infantil de Bayley – III e avaliadas mediante as subescalas de cognição, linguagem receptiva e expressiva.

Resultados

: Observou-se significância estatística na correlação das idades cronológica e corrigida com as idades do desenvolvimento cognitivo e de linguagem. Na correlação da idade cronológica com as habilidades cognitiva e de linguagem, houve significância estatística quanto à capacidade de apreensão e manipulação de objetos e na construção e habilidade de permanência dos objetos. Na correlação da idade do desenvolvimento com as habilidades de cognição e linguagem, constatou-se significância estatística em todas as habilidades cognitivas. Não houve correlação significativa entre idade do desenvolvimento de linguagem expressiva e habilidades de linguagem receptiva.

Conclusão

: Confirmou-se correlação das idades cronológica e corrigida com a idade do desenvolvimento cognitivo e de linguagem. As habilidades de linguagem receptiva e expressiva mostraram-se com desenvolvimento distinto, todavia, dependentes da cognição.

Prematuro; Desenvolvimento infantil; Cognição; Linguagem; Saúde da criança


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