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Pós-consulta em serviço de emergência oftalmológica: frequência e percepção dos plantonistas e usuários

OBJETIVO: Verificar a ocorrência de pós-consulta, a compreensão pelo paciente e a avaliação do plantonista sobre a eficácia do processo, em pronto-socorro de oftalmologia. MÉTODOS: Foi realizada pesquisa transversal, analítica em plantonistas e pacientes atendidos consecutivamente no pronto-socorro de oftalmologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. RESULTADOS: A amostra foi composta por 28 plantonistas e 561 pacientes, 51,3% do sexo masculino e 48,7% do sexo feminino, com média de idade de 39,8 anos. Dos 34,1% pacientes que passaram previamente por outros serviços, 8,4% procuraram dois serviços e 5,7% três ou mais serviços. No atendimento dos serviços prévios, 56,9% dos pacientes mencionaram não ter recebido explicação sobre o diagnóstico. Dos pacientes atendidos no Hospital das Clínicas da FMUSP, 95,1% referiram que os oftalmologistas explicaram o diagnóstico e desses 84,0% entenderam o que foi explicado. Dentre os 40,4% pacientes que receberam prescrição de medicação nos serviços prévios, 85,5% mencionaram terem recebido explicação do seu uso e 82,9 % seguiram a orientação. No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP, 95,0% dos pacientes entenderam como e porque usar a medicação. Na percepção dos oftalmologistas, mais de 90,0% dos pacientes entenderam o diagnóstico e o tratamento prescrito. CONCLUSÃO: Nas condições desta pesquisa, para grande maioria dos pacientes, houve o fornecimento de orientação pós-consulta e a compreensão do paciente sobre a doença e tratamento propostos.

Serviço Hospitalar de Emergência; Oftalmopatias; Referência e consulta; Relações médico-paciente; Serviços médicos de emergência


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