Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da sutura da vitrectomia via pars plana de calibre 23 no desconforto ocular e na dinâmica do filme lacrimal

RESUMO

Objetivo:

Avaliar os efeitos da sutura da vitrectomia via pars plana de 23-gauge sobre o desconforto ocular e a dinâmica do filme lacrimal.

Métodos:

Esta revisão retrospectiva de prontuários envolveu dados de 50 casos em 50 pacientes submetidos à vitrectomia via pars plana de 23-gauge, de janeiro a novembro de 2016. Dividimos os olhos em dois grupos de acordo com a presença ou ausência de suturas; 35 olhos foram submetidos à vitrectomia sem sutura (Grupo 1) e 15 olhos foram submetidos à vitrectomia com pelo menos um ponto de sutura no local da esclerotomia (Grupo 2). Em cada grupo, avaliamos variáveis objetivas incluindo tempo de ruptura do filme lacrimal, teste de Schirmer I, gradação da superfície corneana com o sistema Oxford e um método quantitativo avaliando sintomas subjetivos de olho seco usando questionários de índice de doença da superfície ocular nos períodos: 1 semana do pré-operatório, 1 mês e 3 meses após a cirurgia.

Resultados:

O tempo de ruptura do filme lacrimal apresentou diferença significativa no seguimento de 3 meses (p=0,026). O teste de Schirmer I e o escore da coloração da superfície da córnea não mostraram diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos em nenhum momento após as operações. O escore do índice de doença da superfície ocular foi significativamente menor no Grupo 1 em relação ao Grupo 2 no período de 1 semana (p=0,032), 1 mês (p=0,026) e 3 meses (p=0,041) após a cirurgia.

Conclusão:

A sutura da esclerotomia causou desconforto ocular e teve um efeito negativo na dinâmica do filme lacrimal durante o período pós-operatório. Esclerotomias sem sutura parecem reduzir as alterações da superfície ocular.

Descritores:
Vitrectomia/métodos; Síndrome do olho seco; Lágrimas/fisiologia; Esclera/cirurgia

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br