Acessibilidade / Reportar erro

Alterações multissetoriais no músculo ciliar durante a acomodação com uma tomografía de coerência óptica de alta resolução

RESUMO

Objetivo:

Medir as alterações do músculo ciliar anterior durante a acomodação nos setores nasal, superior, temporal e inferior, através de um tomógrafo de coerência óptica de câmara anterior, e correlacioná-las com alterações de vergência.

Métodos:

Vinte e quatro indivíduos com olhos saudáveis e fácicos, com idade média de 27,1 ± 8,9 anos, foram submetidos à medida com um tomógrafo de coerência óptica de câmara anterior. O músculo ciliar anterior foi medido nos setores nasal, temporal, superior e inferior para 0, -1, -2 e -3D de vergência. Um modelo linear foi utilizado para avaliar a correlação de cada parâmetro do olho com a demanda acomodativa.

Resultados:

A área do músculo ciliar anterior aumentou significativamente com a acomodação em cada setor, com um aumento máximo foi de cerca de 30% para os setores naso-temporais, e cerca de 25% para os inferiores-temporais. O modelo linear mostrou uma tendência para uma relação positiva entre a alteração da área do músculo ciliar de cada setor e a vergência.

Conclusão:

A área do músculo ciliar anterior tende a aumentar com a acomodação, embora o aumento tenha se mostrado simétrico entre os setores superior-nasal e inferior-temporal. Estes resultados podem ajudar a aumentar a compreensão da biometria e biomecânica da acomodação.

Descritores:
Acomodação ocular; Biometria; Músculo ciliar; Tomografia de coerência óptica; Presbiopia

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br