Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação microbiológica ambiental em salas de centros cirúrgicos utilizadas em cirurgias oftalmológicas

Environmental microbiological evaluation of ophthalmic surgery rooms

RESUMO

Objetivo:

Determinar a flora microbiana ambiental dos centros cirúrgicos oftalmológicos, com os aparelhos de ar condicionado ligados ou não.

Metodologia:

Placas de cultura foram colocadas por tempo determinado ao lado do campo, durante a cirurgia, em 7 centros cirúrgicos ambulatoriais e 7 hospitalares da cidade de São Paulo.

Resultados:

Foram isoladas 258 colônias de microrganismos, sendo 228 colônias de bactérias e 30 colônias de fungos. Do total das bactérias, encontrou-se 78% de cocos Gram-positivos coagulase negativa (Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus saprophyticus) e 22% de outras bactérias (Staphylococcus aureus, bacilos difteróides e Bacillus sp). Do total de microrganismos encontrou-se 11,6% de fungos (Cladosporium sp, Penicillium sp, Microsporum Sp, Fusarium sp, Candida sp e outros sem corpos de frutificação). O número de colônias obtidas com o ar condicionado desligado foi menor que o obtido com o ar condicionado ligado.

Conclusão:

O trabalho ressalta a importância da fonte de infecção pós-operatória, proveniente da contaminação ambiental. A flora microbiana encontrada é muito semelhante à da encontrada na literatura.

Palavras-chave:
Microbiologia ambiental; Contaminação em centros cirúrgicos

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br