Acessibilidade / Reportar erro

Herpes zoster oftálmico em crianças+ + Trabalho realizado no Setor de Patologia Externa, Departamento de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina - São Paulo - SP.

Herpes zoster ophthalmicus in children

RESUMO

Durante um período de 12 meses foram diagnosticados cinco casos de herpes zoster oftálmico (HZO) em crianças de dois a doze anos de idade. O diagnóstico da doença foi clínico e todas as crianças foram tratadas com aciclovir sistêmico e, quando necessário, medicação tópica ocular. Os 5 casos foram acompanhados por um período variável de 2 semanas a 11 meses. Somente um caso evoluiu com complicações oculares e nenhum desenvolveu neuralgia pós-herpética. São discutidos aspectos epidemiológicos e clínicos do HZO, ressaltando maior freqüência desta afecção em crianças e jovens, tida como pequena na literatura mundial nestas faixas etárias. A revisão da literatura nacional confirmou que a incidência de Herpes Zoster no jovem é maior do que no idoso em São Paulo e alerta que dados epidemiológicos estrangeiros nem sempre representam a realidade brasileira, devendo ser usados com critério.

Palavras-chave:
Vírus varicela-zoster; Herpes zoster oftálmico; Crianças; Epidemiologia

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br