Acessibilidade / Reportar erro

Laser de argônio no tratamento da triquíase e da distiquíase

Argon laser in the treatment of trichiasis and distichiasis

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a eficácia da fotocoagulação com laser de argônio no tratamento da triquíase e distiquíase.

Métodos:

Estudo prospectivo de 77 pálpebras de portadores de triquíase e/ou distiquíase, tratados com fotocoagulação dos folículos pilosos com "Argon green laser" (Nidek). Avaliou-se a idade, sexo, queixa apresentada, causa do mau posicionamento dos cílios, pálpebra acometida, tratamento efetuado (número de disparos efetuados em cada sessão) e a evolução após a aplicação (cura ou reaplicação). Os parâmetros utilizados foram: mira de 50 µm, 0,2 segundos de exposição, potência inicial de 600mw e final de 1000 mw. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva.

Resultados:

A pálpebra inferior (PI) foi mais acometida que a superior (PS) (89PI x 40PS) e a triquíase, mais comum que a distiquíase (89T x 440). Apesar dos cílios distiquiáticos serem destruídos com menor número de aplicações, a efetividade de destruição de folículos pilosos foi maior na triquíase do que na distiquíase. A média dos disparos de laser na primeira aplicação foi de 31 disparos, sendo que 75 % dos pacientes tiveram os cílios mal posicionados destruídos com 39 disparos. Com uma única sessão de tratamento 37, 7 % dos pacientes se curaram e a porcentagem de cura com até cinco aplicações foi de 98,7%.

Conclusão:

O laser de argônio é efetivo no tratamento da triquíase e da distiquíase.

Palavras-chave:
Laser; Triquíase; Distiquíase; Tratamento; Laser de argônio

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br