Acessibilidade / Reportar erro

Retinite por citomegalovírus em pacientes HIV negativos

RESUMO

Objetivo:

Retinite causada por citomegalovírus (CMV) é uma complicação amplamente reconhecida da doença avançada devido a infecção pelo vírus da imunodeficiência (HIV), podendo também ocorrer por outras causas de imunossupressão. Descrevemos três casos de retinite por CMV em pacientes imunossuprimidos sem infecção pelo HIV.

Métodos:

Apresentamos as características clínicas da retinite pelo CMV em três pacientes com imunossupressão relacionada a glomerulonefrite, leucemia associada a transplante de medula óssea e transplante renal.

Resultados:

A retinite por CMV era unilateral e a mácula esteve envolvida em todos os casos. O primeiro paciente desenvolveu retinite pelo CMV em um olho que cicatrizou após a descontinuação da terapia imunossupressora e um deslocamento de retina regmatogênico foi submetido com êxito a um tratamento cirúrgico com vitrectomia, injeção de óleo de silicone e endolaser. O segundo paciente recebeu o implante de ganciclovir e faleceu duas semanas depois. O terceiro paciente teve o diagnóstico de coriorretinite por toxoplasmose em um olho e posteriormente desenvolveu lesão sugestiva de retinite por CMV no olho contralateral que cicatrizou com a suspensão das drogas imunossupressoras.

Conclusão:

Apesar da retinite por CMV ser menos freqüente em pacientes HIV negativos do que em pacientes com AIDS, deve-se estar ciente da possibilidade dessa complicação em imunodeficiências relacionadas à quimioterapia, transplante de órgãos ou doenças malignas. A retinite pode apresentar remissão pela redução da imunossupressão sistêmica ou com o uso de terapia local.

Palavras-chave:
Retinite; Citomegalovírus; Vírus da imunodeficiência humana; Imunossupressão

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br