Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do uso de um instrumento de simulação em oftalmologia: aplicação no ensino da fundoscopia

Objetivo:

O objetivo desse estudo foi avaliar o Eye Retinopathy Trainer® como ferramenta didática complementar ao treinamento do exame ocular, em comparação ao método tradicional, baseado na aprendizagem com voluntários.

Métodos:

Noventa estudantes receberam treinamento em oftalmoscopia direta utilizando um modelo de simulação e voluntários humanos. Os alunos foram divididos em grupo Simulação e em grupo Controle mediante a inclusão ou ausência do simulador no treinamento em aula prática. Diferenças entre os grupos foram analisadas por teste t de Student não pareado.

Resultados:

O desempenho prático do Grupo Simulador mostrou-se superior ao Grupo Controle, evidenciando que 51,06% dos alunos do primeiro grupo foram bem sucedidos ao realizar a fundoscopia tanto no modelo anatômico de simulação quanto no modelo humano, comparado a 21,15% dos alunos grupo Controle.

Conclusão:

O simulador Eye Retinopathy Trainer® mostrou ser uma ferramenta didática efetiva para a prática e aprimoramento do exame oftalmológico entre estudantes do quarto ano de medicina.

Oftalmoscopia/educação; Oftalmoscópios/utilização; Simulação; Educação médica; Técnicas de diagnóstico oftalmológico


Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br