Acessibilidade / Reportar erro

Detecção do DNA dos papilomavírus tipos 16 e 18 em lesões epiteliais adquiridas da conjuntiva* * Tese apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Medicina da Universidade Federal de São Paulo-EPM para obtenção do Titulo de Doutor em Medicina.

Detection of human papillomavirus DNA types 16 and 18 from acquired epithelial lesions of the conjunctiva

RESUMO

Certos tipos de papilomavírus humanos são conhecidos como vírus oncogênicos pela capacidade de induzir a transformação maligna das lesões epiteliais cutâneas, conjuntivais e da mucosa. Essa habilidade tem sido recentemente estabelecida, principalmente com a utilização de métodos de biologia molecular como a reação de polimerase em cadeia (PCR) e as técnicas de hibridização.

Foi avaliada no presente estudo a ocorrência de fragmentos do DNA dos HPVs com suspeita de potencial de transformação maligna, como os HPVs tipos 16 e 18, nas lesões displásicas e carcinomas da conjuntiva ocular, através das técnicas de PCR e hibridização por pontos.

Foram estudadas 31 peças histológicas com diagnósticos que variaram de papiloma a carcinoma invasivo da conjuntiva ocular. Essas lesões conjuntivais foram divididas em dois grupos; entre os que tiveram ou não recidiva.

Os resultados mostram uma positividade de 73% para o DNA do HPV tipo 16 no grupo dos recidivantes e, 65% entre os que não tiveram recidiva da lesão. Quanto a positividade ao HPV tipo 18, foi de 9% e 5% nos grupos recidivantes e não recidivantes, respectivamente.

A partir destes dados concluímos que a incidência do DNA do HPV nas lesões epiteliais da conjuntiva é relativamente alta, sugerindo um possível envolvimento do mesmo no desenvolvimento das neoplasias.

Palavras-chave:
Papilomavírus; Carcinoma espinocelular; Conjuntiva; PCR

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br