Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos dos análogos da prostaglandina na velocidade do fluxo sanguíneo e resistência na artéria oftálmica de coelhos

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos dos análogos da prostaglandina (PGAs) no fluxo sanguíneo da artéria oftálmica em coelhos.

Métodos:

Cinquenta e cinco coelhos da raça Nova Zelândia clinicamente saudáveis foram divididos em seis grupos para tratamento com formulação tópica de diferentes APGs (bimatoprosta BAK, tafluprosta BAK-free, travoprosta BAK, travoprosta POLYQUAD e latanoprosta BAK) e formulações contendo apenas o conservante cloreto de benzalcônio (BAK). Foi realizada ultrassonografia com Doppler antes e após os tratamentos. Os valores do pico da velocidade sistólica (PSV) e da velocidade diastólica final foram obtidos e o índice de resistência (RI) foi então calculado. A análise estatística foi realizada para comparar as diferenças entre cada droga no pré e pós-tratamento, além das diferenças no pós-tratamento entre as drogas.

Resultados:

Estes colírios PGAs não afetaram o PSV. A bimatoprosta com o conservante BAK, travoprosta com o conservante POLYQUAD e latanoprosta com o conservante BAK não alteraram o RI. Já o tratamento com tafluprosta sem conservante (BAK-free) e travoprosta com o conservante BAK promoveram redução similar dos valores do RI. Não houve diferença significativa na comparação entre valores pré e pós-tratamento quando BAK foi administrado isoladamente.

Conclusão:

Os PGAs tafluprosta BAK-free e travoprosta BAK melhoraram o fluxo sanguíneo na artéria oftálmica em coelhos da raça Nova Zelândia sugerindo que estes medicamentos possam contribuir na prevenção da progressão do glaucoma.

Descritores:
Doppler colorido; Hemodinâmica orbital; Glaucoma; Oryctolagus cuniculus

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br