Acessibilidade / Reportar erro

Biomicroscopia ultra-sônica e cistos irianos secundários à epitelização da câmara anterior

RESUMO

Objetivos:

Determinação de correlação clínica e ultra-sonográfica de lesões císticas de implantação secundária em íris e câmara anterior, referidas após trauma ou cirurgia intra-ocular.

Material e Métodos:

Estudo retrospectivo de exames de biomicroscopia ultra-sônica (UBM Modelo 840 - Humphrey Instruments, EUA, equipado com transdutor de 50 MHz, utilizando-se a técnica de imersão), atendidos de agosto de 1994 a julho de 1997 no Setor de Ultra-sonografia Ocular da UNIFESP-EPM.

Resultados:

Dentre 1.669 exames de UBM, foram encontrados 8 casos de cistos epiteliais de implantação secundária, sendo 3 após trauma (2 sob forma de lesão amarelo-esbranquiçada que ao exame anátomo-patológico demonstrou conteúdo de lamelas concêntricas de queratina; outro com suspeita de trauma penetrante auto-selante com lesão de conteúdo hipodenso) e 5 após cirurgia intra-ocular (pós-facectomia isolada, 3 casos; pós-transplante penetrante de córnea, 2 casos). Um dos casos pós-facectomia extracapsular referia trauma penetrante pregresso. À UBM, identificaram-se os cistos de implantação secundária como lesões unilaterais, únicas, de conteúdo hipodenso (com partículas em suspensão) ou dispostas em camadas hiper-refletivas (lamelas de queratina, no caso dos cistos de aspecto perláceos, cuja origem está nas células de folículo piloso implantado). Em todos os casos de conteúdo hipodenso (6) observou-se a delaminação do estroma iriano, informação não disponível por meio de outros métodos. Pelo do exame de UBM realizou-se o acompanhamento pós-operatório em 2 casos (1 submetido a exérese cirúrgica, outro à cistotomia com laser) ou então o exame seriado se decidido pela observação clínica.

Conclusão:

O exame de UBM pôde diferenciar os tipos de epitelização de câmara anterior (forma cística ou plana), detectar lesões associadas indicando tratamento mais adequado, e o acompanhamento destas lesões após tratamento ou não.

Palavras-chave:
Biomicroscopia ultra-sônica; Cisto iriano secundário; Epitelização da câmara anterior

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br