Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos do uso pré-operatório de lágrimas artificiais combinadas com fator de crescimento de fibroblastos básicos bovinos recombinantes em pacientes com catarata complicada com olhos secos

RESUMO

Objetivo:

Avaliar os efeitos da aplicação pré-operatória de lágrimas artificiais combinadas com o fator de crescimento de fibroblastos básicos bovinos recombinantes na função da superfície ocular e níveis de fator inflamatório após cirurgia em pacientes com catarata complicada com olhos secos.

Métodos:

Um total de 118 pacientes com catarata complicada com olhos secos (118 olhos), tratados entre fevereiro de 2019 e fevereiro de 2020, foram divididos em grupos de controle e de observação (n=59, 59 olhos) usando uma tabela de números aleatórios. Uma semana antes da cirurgia, o grupo controle recebeu colírio de hialuronato de sódio a 0,1% (lágrimas artificiais), enquanto o grupo de observação recebeu colírio Beifushu (fator de crescimento de fibroblastos básicos bovinos recombinantes), ambos, seis vezes ao dia, por uma semana. Antes do tratamento e um mês após a cirurgia, os escores de sintomas clínicos, índices de função da superfície ocular, níveis de fatores inflamatórios nas lágrimas e índices de estresse oxidativo foram comparados. A função da superfície ocular foi avaliada pelo questionário do índice de doença da superfície ocular, ensaio de tempo de ruptura do filme lacrimal, teste I de Schirmer e teste de coloração por fluoresceína da córnea. Os níveis de fatores inflamatórios nas lágrimas foram medidos.

Resultados:

Não houve diferenças significativas nos dados gerais e no escore de sintomas clínicos, índice de doença da superfície ocular, tempo de ruptura do filme lacrimal, escore do teste I de Schirmer, pontuação do teste de coloração por fluoresceína da córnea, interleucina-6, fator de necrose tumoral alfa, malondialdeído, superóxido dismutase, peróxido lipídico e capacidade antioxidante total antes do tratamento entre os dois grupos (p>0,05). Após o tratamento, o escore de sintomas clínicos, índice de doença da superfície ocular, escore do teste de coloração por fluoresceína da córnea, fator de necrose tumoral alfa, interleucina-6, malondialdeído e peróxido lipídico diminuíram significativamente, e o tempo de ruptura do filme lacrimal, escore do teste I de Schirmer, superóxido dismutase e a capacidade antioxidante total aumentou em ambos os grupos. As melhorias no escore de sintomas clínicos, bem como os índices de função da superfície ocular, fatores inflamatórios e estresse oxidativo foram mais proeminentes no grupo de observação do que no grupo controle (p<0,05).

Conclusões:

Lágrimas artificiais combinadas com fator de crescimento de fibroblastos básicos recombinantes antes da cirurgia melhoram notavelmente a função da superfície ocular, diminuem os níveis de fatores inflamatórios nas lágrimas e aliviam os sintomas de olho seco após a cirurgia em pacientes com catarata complicada com olhos secos.

Descritores:
Lágrima artificial; Fator básico de crescimento de fibroblasto; Superfície ocular; Catarata; Olho seco

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br