Acessibilidade / Reportar erro

Desenho, construção e teste de um ceratômero cirúrgico

RESUMO

Objetivos:

Desenhar, construir e testar um ceratômetro cirúrgico simples e de baixo custo.

Métodos:

Para a montagem do aparelho foram utilizados os princípios descritos por Plácido da Costa. Um anel circular iluminado foi construído e acoplado a um microscópio cirúrgico. O sistema de "zoom " do microscópio era acionado pelo observador, que deveria aumentar ou diminuir o tamanho da imagem do anel, produzida pela superficie de teste, até a coincidência com uma retícula circular, presente na lente ocular do microscopio. Uma escala graduada foi montada para a obtenção de valores numéricos. A localização dos meridianos também foi realizada.

Resultados:

O aparelho apresenta uma precisão de 0,29 a 0,62 D, na medida do astigmatismo. A precisão na medida da localização do astigmatismo é de aproximadamente 1O graus de inclinação, em astigmatismos maiores do que 1,60 D e de aproximadamente 6 graus em astigmatismos maiores do que 1,96 D.

Conclusão:

O aparelho tem precisão pouco inferior aos ceratômetros convencionais (0,10 a 0,25 D) na determinação do valor do astigmatismo. A precisão na orientação do meridiano mais plano/curvo é igual ou superior aos aparelhos convencionais (precisão de 10 graus). Além disso, seu baixo custo e alta simplicidade de uso, devem torná-lo muito útil em nosso meio.

Palavras-chave:
Córnea - Cirurgia; Instrumentação

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br