Acessibilidade / Reportar erro

Estudo da etiologia genética do ceratocone

Genetics of keratoconus

RESUMO

Introdução:

Para se estudar a teoria genética da etiologia do ceratocone, este trabalho apresenta a avaliação clínica e da topografia corneana dos indivíduos de 12 famílias nas quais o ceratocone estava presente.

Pacientes e Métodos:

87 familiares de 12 famílias nas quais o ceratocone era encontrado, foram submetidas a avaliação oftalmológica clínica e análise da topografia corneana.

Resultados:

O diagnóstico de ceratocone foi confirmado em 15 pacientes, 12 (14%) apresentaram ceratocone subclínico e 8 (9,2%) tinham alterações topográficas mínimas sugestivas de ceratocone. Alergias, estrabismo, alterações psicológicas e síndrome de Down foram encontrados nessas famílias. A ocorrência familial de ceratocone nestas famílias foi de 20%, e se os ceratocones subclínicos forem incluídos, esta incidência aumenta para mais de 33%.

Conclusões:

A análise dos heredogramas das famílias sugeriram um padrão de herança autossômico dominante com expressividade variável em 8 famílias. Entretanto a herança multifatorial não pôde ser excluída. Este estudo acrescenta o fator alérgico como um possível fator ambiental, e ressalta a importância da avaliação das crianças dessas famílias.

Palavras chave:
Ceratocone; Etiologia; Genética

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br