Acessibilidade / Reportar erro

Rastreamento de acromegalia em pacientes adultos não relatando crescimento de extremidades, mas com hipertensão arterial associada a outra comorbidade da doença

Objetivo

Determinar o valor do rastreamento de acromegalia em pacientes adultos sem aumento de extremidades, mas com hipertensão arterial associada a pelo menos uma outra comorbidade da doença.

Sujeitos e métodos

Pacientes vistos por clínicos em unidades primárias de saúde foram avaliados. Entre pacientes sem aumento de extremidades, aqueles com hipertensão arterial diagnosticada recentemente e associada a pelo menos uma outra comorbidade foram selecionados.

Resultados

Um total de 1.209 pacientes foi submetido à investigação laboratorial. IGF‐1 foi elevado em 22 pacientes. Dezoito pacientes apresentavam supressão adequada do hormônio do crescimento (GH). Ausência de supressão do GH foi vista em quatro mulheres com IGF‐1 repetidamente elevado. Nestas, IGF‐1 e nadir do GH foram apenas discretamente aumentados, ressonância magnética revelou hipófise normal, tomografia computadorizada de tórax e abdome não revelaram tumor, e nenhuma intervenção foi realizada.

Conclusão

Em pacientes com hipertensão arterial sem doença hipofisária conhecida, acromegalia é improvável na ausência de aumento de extremidades.

Acromegalia; rastreamento; hipertensão arterial; aumento de extremidades


Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Rua Botucatu, 572 - conjunto 83, 04023-062 São Paulo, SP, Tel./Fax: (011) 5575-0311 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abem-editoria@endocrino.org.br