Acessibilidade / Reportar erro

ESOFAGOCELE POR DUAS INGESTÕES CÁUSTICAS: RESSECÇÃO POR VIDEOTORACOSCOPIA

RESUMO

RACIONAL:

A ingestão de produtos cáusticos ainda é um problema de saúde de extrema importância no Ocidente. Nos países em desenvolvimento, este incidente continua em ascensão e está associada a fatores desfavoráveis como sociais, econômicos e educacionais, além da falta de prevenção. A esofagocele é uma consequência rara da ingestão de cáusticos.

OBJETIVO:

Nosso objetivo é descrever um paciente com múltiplas ingestões cáusticas que apresentou uma esofagocele ressecada por videotoracoscopia.

MÉTODOS:

Doente feminina que ingeriu soda cáustica com 17 anos de idade, como tentativa de suicídio, durante uma crise depressiva. Inicialmente, foi submetida a esofagocoloplastia retroesternal com manutenção do esôfago lesado. Após um ano desta primeira cirurgia, voltou a ingerir soda cáustica, em nova tentativa de suicídio. Seu intestino grosso transposto na primeira cirurgia tornou-se estenosado, sendo substituído em uma segunda cirurgia, por esofagogastroplastia retroesternal. Ainda assim, nesta segunda cirurgia, o esôfago lesado permaneceu em sua posição original no mediastino posterior. No entanto, após cinco anos, ela desenvolveu uma esofagocele.

RESULTADOS:

A esofagocele foi ressecada por videotoracoscopia, em decúbito ventral, empregando-se quatro trocartes. O pós-operatório transcorreu sem intercorrências.

CONCLUSÕES:

A exclusão esofágica deve ser sempre registrada, pois a esofagocele apresenta sintomas inespecíficos. A videotoracoscopia em posição prona é uma excelente opção técnica para ressecção de esofagoceles.

DESCRITORES:
Cáusticos; Estenose Esofágica; Esofagoplastia; Mucocele; Esofagectomia; Toracoscopia

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com