Acessibilidade / Reportar erro

DA ESQUERDA PARA A DIREITA. RESSECÇÃO DE LINFONODOS PARA-AÓRTICOS DURANTE DUODENOPANCREATECTOMIA PARA CÂNCER PANCREÁTICO

RESUMO

RACIONAL:

O envolvimento dos gânglios linfáticos para-aórticos no câncer da cabeça do pâncreas tem sido descrito como um fator prognóstico adverso independente. Para evitar a ressecção pancreática inútil, realizamos sistematicamente linfadenectomia para-aórtica.

OBJETIVOS:

Descrever a técnica de linfadenectomia para-aórtica.

MÉTODOS:

Paciente do sexo feminino, 77 anos, com quadro de icterícia e adenocarcinoma da cabeça do pâncreas ressecável, submetida à duodenopancreatectomia associada à linfadenectomia infracólica.

RESULTADOS:

Esta técnica anterior infracólica tem duas vantagens principais: é mais rápida e evita a formação de aderências pós-operatórias, o que pode dificultar as intervenções cirúrgicas subsequentes.

CONCLUSÕES:

Recomendamos a linfadenectomia para-aórtica sistemática como o primeiro passo da duodenopancreatectomia para o adenocarcinoma da cabeça do pâncreas por esta abordagem.

DESCRITORES:
Neoplasias Pancreáticas; Estadiamento de Neoplasias; Excisão de Linfonodo; Pancreaticoduodenectomia

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com