Acessibilidade / Reportar erro

PROCEDIMENTOS ANTI-REFLUXO APÓS BYPASS GÁSTRICO EM Y-DE ROUX

RESUMO

Racional:

O bypass gástrico em Y-de-Roux (RYGB) tem sido o procedimento bariátrico de escolha para pacientes com refluxo sintomático - e é conhecido por ser eficaz na redução da necessidade de medicação anti-refluxo no pós-operatório. No entanto, um pequeno número de pacientes com RYGB ainda pode desenvolver sintomas de refluxo graves que requerem uma intervenção cirúrgica.

Objetivo:

Examinar e descrever a população de pacientes que requer procedimento anti-refluxo após RYGB avaliando dados demográficos, características, sintomas e diagnóstico.

Métodos:

Revisão retrospectiva de prontuários foi realizada em 32 pacientes submetidos a hérnia hiatal e / ou fundoplicatura Nissen após RYGB em 1º de julho de 2014 a 31 de dezembro de 2019. Os pacientes foram identificados por meio do banco de dados MBSAQIP e seus prontuários eletrônicos foram revisados.

Resultados:

A maioria dos pacientes era do sexo feminino (n = 29 - 90,6%). A média de idade foi de 52,8 anos e o índice de massa corporea (IMC) médio de 34,1 kg / m2 na época do procedimento anti-refluxo. Os pacientes foram submetidos ao procedimento anti-refluxo em média 7,9 anos após o procedimento do BGYR. A porcentagem média de perda do excesso de IMC durante o tempo entre o BGYR e o procedimento anti-refluxo foi de 63,4%.

Conclusões:

Pacientes do sexo feminino com perda de peso significativa podem desenvolver sintomas graves de refluxo anos após o BGYR. Sintomas de refluxo após RYGB não devem ser negligenciadas. Acompanhamento cuidadoso e tratamento adequado (incluindo intervenção cirúrgica) são necessários para essa população.

DESCRITORES:
Obesidade; Refluxo gastroesofágico; Derivação gástrica; Anastomose em Y-Roux

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com