Acessibilidade / Reportar erro

HERNIORRAFIA INGUINAL LAPAROSCÓPICA: AVALIAÇÃO A LONGO PRAZO DA DOR CRÔNICA E QUALIDADE DE VIDA

RESUMO

RACIONAL:

Atualmente o tratamento da hérnia inguinal pode ser laparoscópico totalmente extraperitoneal ou transabdominal pré-peritoneal, ambas as técnicas utilizam tela e são amplamente empregadas. O sucesso do procedimento cirúrgico é medido pelo menor número de complicações, retorno rápido às atividades cotidianas, presença ou não de dor crônica e pelo grau de satisfação do paciente no pós-operatório.

OBJETIVOS:

Avaliar e comparar a presença de dor crônica e qualidade de vida no pós operatório tardio de pacientes submetidos às duas técnicas de cirurgias laparoscópicas de correção de hérnia inguinal.

MÉTODOS:

O estudo consistiu em uma abordagem quantitativa transversal retrospectiva. Foi realizada análise de prontuários e aplicação de questionário SF-36 e Escala Visual Analógica para avaliação de qualidade de vida e dor crônica em pacientes submetidos a hernioplastia inguinal laparoscópica entre janeiro de 2017 a fevereiro de 2021.

RESULTADOS:

Foram analisados 167 prontuários com mais de 3 meses de pós-operatório. Dentre as complicações precoces avaliadas, o seroma foi mais comumente diagnosticado no grupo transabdominal pré-peritoneal (p=0,04). Posteriormente, 40 dos 167 pacientes responderam ao instrumento de pesquisa composto por SF-36 e Escala Visual Analógica. A média para dor crônica, mensurada através da Escala Visual Analógica, foi de 1,29 para transabdominal pré-peritoneal versus totalmente extraperitoneal com 1,68 (p=0,92). Já nos domínios avaliados pelo SF-36 não houve diferença significativa entre as amostras (p>0,05).

CONCLUSÕES:

As técnicas totalmente extraperitoneal e transabdominal pré-peritoneal apresentam resultados semelhantes no pós-operatório tardio com base na qualidade de vida e dor crônica. As técnicas também são comparáveis em termos das principais complicações pós-operatórias precoces, exceto para seroma, que apresentou maior incidência em pacientes submetidos a transabdominal pré-peritoneal.

DESCRITORES:
Hérnia; Hérnia Inguinal; Herniorrafia; Dor Crônica; Qualidade de Vida

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com