Acessibilidade / Reportar erro

INVASÃO ANGIOLINFÁTICA COMO UM FATOR PROGNÓSTICO NO ADENOCARCINOMA PANCREÁTICO RESSECADO N0

RESUMO

Racional:

Adenocarcinoma pancreático continua sendo um dos piores cânceres do aparelho digestivo. A ressecção cirúrgica é o principal objetivo quando se trata de intenção curativa.

Objetivo:

Avaliar a invasão angiolinfática como um fator prognóstico no câncer da cabeça do pâncreas ressecado pN0.

Método:

Trinta e oito pacientes foram submetidos a duodenopancreatectomia por câncer da cabeça do pâncreas. Tamanho do tumor, margens, linfonodos, estadiamento pTNM, invasão angiolinfática e perineural foram descritos nos laudos anatomopatológicos.

Resultados:

A maioria foi de mulheres. A sobrevida mediana global foi de 13 meses. Gencitabina foi a droga de escolha para quimioterapia nos pacientes selecionados, entretanto não aumentou a sobrevida global. Pacientes com ressecção pR0 tiveram sobrevida global superior quando comparados com ressecção pR1. Dentro do grupo de pacientes com pN0, a sobrevida foi significativamente melhor no grupo de pacientes que não apresentavam invasão angiolinfática.

Conclusão:

A invasão angiolinfática da duodenopancreatectomia N0 pode ser demonstrada utilizando apenas a hematoxilina-eosina e pode predizer prognóstico ruim para estes pacientes.

DESCRITORES -
Neoplasias pancreáticas; Adenocarcinoma; Avaliação de resultados

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com