Acessibilidade / Reportar erro

LESÕES CÍSTICAS DO PÂNCREAS: IMAGENS VERSUS ACHADOS ANATOMOPATOLÓGICOS. COMO MELHORAR A ACURÁCIA DIAGNÓSTICA?

RESUMO

RACIONAL:

Lesões císticas pancreáticas são um grupo de neoplasias pancreáticas com diferentes comportamentos e riscos de malignidade. O diagnóstico por imagem e a diferenciação dessas lesões constituem um desafio.

OBJETIVOS:

Avaliar a concordância entre o diagnóstico de imagem pré operatório obtido através da tomografia computadorizada e/ou da ressonância nuclear magnética e o diagnóstico anátomopatológico das lesões císticas pancreáticas, no Hospital de Base de São José do Rio Preto – SP.

MÉTODOS:

Trinta e nove pacientes com lesões císticas pancreáticas, comprovados cirurgicamente, foram incluídos para o estudo, de 2009 a 2019. O diagnóstico radiológico pré-operatório e o diagnóstico anatomopatológico final foram correlacionadas para medir a acurácia da tomografia computadorizada e/ou da ressonância nuclear magnética. O adenocarcinoma pancreático, o cisto pancreato-coledociano, o cistoadenoma mucinoso, o cistoadenoma seroso, a neoplasia mucinosa papilar intraductal, e o pseudocisto pancreático foram classificados como cistos neoplásicos. As informações foram comparadas e estatisticamente analisadas.

RESULTADOS:

Vinte e sete pacientes fizeram tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética pré-operatórios (69,23%), 11 pacientes fizeram apenas tomografia computadorizada (28,20%), e 1 paciente fez apenas ressonância nuclear magnética (2,57%). Os achados de tomografia computadorizada para diagnóstico (p=0,47) e para a combinação tomografia computadorizada+RM (p=0,50) mostraram moderada concordância com os achados anatomopatológicos. Houve leve concordância para o diagnóstico de cistoadenoma mucinoso (p=0,3), moderada concordância para intraductal papillary mucinous neoplasms (p=0,41), boa concordância para cistoadenoma seroso (p=0,79) e excelente concordância para pseudocisto pancreático (p=0,84), cisto pancreato-coledociano (p=1) e tumor de Frantz (p=1) (p<0,05).

CONCLUSÕES:

Os achados de imagem da tomografia computadorizada e/ou ressonância nuclear magnética apresentaram concordância diagnóstica com os exames anatomopatológicos na diferenciação de lesões císticas pancreáticas benignas e malignas, porém a diferença entre o uso apenas da tomografia computadorizada e tomografia computadorizada+ressonância nuclear magnética na melhora da acurácia diagnóstica não apresentou relevância estatística tal como a literatura.

DESCRITORES:
Cisto pancreático; Tomografia computadorizada por raios x; Imageamento por ressonância magnética; Neoplasias pancreáticas

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com