Acessibilidade / Reportar erro

PANCREATODUODENECTOMIA POR PSEUDOHIPERTROFIA LIPOMATOSA DO PÂNCREAS

RESUMO

RACIONAL:

Pseudo-hipertrofia lipomatosa do pâncreas, lipomatose pancreática, esteatose pancreática, doença pancreática gordurosa não alcoólica ou pâncreas gorduroso é uma doença extremamente rara, caracterizada por aumento do órgão e substituição localizada ou difusa de células acinares pancreáticas por tecido adiposo, preservando o sistema ductal pancreático e as ilhotas de Langerhans.

OBJETIVOS:

Relatar um caso raro de pseudo-hipertrofia lipomatosa do pâncreas, em paciente sintomático e o tratamento cirúrgico empregado.

MÉTODOS:

Paciente do sexo masculino, 24 anos, com queixas de emagrecimento (10 quilos nos últimos 8 meses), hiperglicemia, dor abdominal aguda intensa e recorrente, desconforto epigástrico associado a náuseas, vômitos e icterícia há 40 dias. A ressonância magnética (RM) revelou pseudo-hipertrofia lipomatosa irregular do pâncreas, medindo 6,0 × 5,6 cm na cabeça, processo uncinado e parte do corpo do pâncreas. A dilatação do ducto pancreático era difusa e irregular, associada à atrofia do parênquima remanescente, principalmente na cauda do pâncreas. O paciente foi submetido à duodenopancreatectomia sem excisão total do mesopâncreas seguida de pancreatojejunostomia.

RESULTADOS:

O pós-operatório transcorreu sem intercorrências, o tempo de internação na UTI foi de 2 dias, com alta hospitalar no sétimo dia.

CONCLUSÕES:

O tratamento da doença depende dos sinais e sintomas na apresentação e a duodenopancreatectomia é indicada em pacientes com dor abdominal intensa e recorrente.

DESCRITORES:
Pancreatopatias; Lipomatose; Duodenopancreatectomia

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com